Como criar Grupos de Contactos no Gmail
Neste segundo episódio trago um tema que pode parecer banal para muitos, no entanto, é uma das dúvidas que me colocam várias vezes. Por isso, decidi incluir nesta websérie.
Partilha com os colegas que gastam centenas de horas na escolha de cada contacto quando querem enviar um email para um grupo de contactos.
Em muitas Escolas/Agrupamentos as Direções ou as equipas TIC/PTE costumam criar os habituais grupos de contactos que ajudam na gestão da comunicação interna. Estes grupos são, normalmente, atualizados sempre que há entrada e saída de professores, mas, de uma forma geral, são bastante funcionais.
Mas não é uma situação totalmente generalizada. Ainda há muitos casos em que estas rotinas não são uma realidade!
Por isso, ainda é importante criar e configurar grupos de contactos.
No exemplo que trago, acedendo ao email de uma conta Google (ou Google Suite for Education), para criar grupos deves seguir os seguintes passos:
Passo 1 – Aceder aos Contactos
Passo 2 – Criar o Grupo (Etiqueta)
Passo 3 – Seleccionar os Contactos
Passo 4 – Adicionar ao Grupo
Passo 5 – Enviar o email
Independentemente do número de contactos associados ao Grupo que queremos enviar, apenas teremos de seleccionar uma vez a Etiqueta, o sistema irá buscar automaticamente todos os contactos.
O funcionamento e a lógica da Google é idêntica (ou muito semelhante) ao de outras empresas fornecedoras de endereços de email, bastará procurar como fazer.
Se este artigo e vídeo fizeram sentido para ti, ou se conheces algum colega que possa beneficiar com esta informação, então partilha.
Obrigado!
Créditos da imagem de destaque
Foto de Torsten Dettlaff no Pexels
1 comentário