close
ApresentarCriar

5 Ferramentas para criar apresentações profissionais

Desde que utilizamos computadores que utilizamos algum tipo de programa para fazer as nossas apresentações. As evoluções dos últimos anos permitiram que o processo de criação de apresentações eletrónicas ficasse mais simples e rápido. Para além disso, a partilha assumiu um papel fundamental, também nesta área.

Apesar desta evolução, sabemos que ainda há muitos profissionais limitados a uma única ferramenta, que mantêm a mesma estratégia na criação das suas apresentações e continuam a não ter muita preocupação com a qualidade gráfica dos documentos que cria e partilha.

Sem ter uma amostra que valide esta minha afirmação, penso que este desinteresse em relação à qualidade dos documentos que são apresentados é justificado com a falta de tempo, de conhecimento das ferramentas, desvalorização do design gráfico e da necessidade de disponibilizar o conteúdo na sua totalidade.

Dependerá dos profissionais, naturalmente, mas muitas vezes existe pouco cuidado com a qualidade das imagens, com o exagero na inclusão de texto, com a combinação estética da apresentação, e, pior que isso, com pouca atenção na forma como é disponibilizada a informação.

A grande maioria das competências para a criação de apresentações foram desenvolvidas de forma autónoma, em formações de qualidade duvidosa e um pouco à imagem do que fomos aprendendo ao longo do nosso percurso formativo. As técnicas de comunicação visual não foram muito trabalhadas e, neste caso, não são muito utilizadas no momento da preparação da apresentação. Este é um assunto que também irá ser explorado neste blogue.

Neste momento apenas passei para vos deixar a indicação de 5 ferramentas que irão permitir a criação de apresentações com aspeto profissional, com templates testadas e comprovadas, de uma forma muito simples. Antes de iniciar a apresentação, é muito importante salientar que, quando criamos um produto deste género, devemos perceber que é apenas uma apresentação, o suporte de apoio a uma exposição oral (offline ou online). O desenvolvimento do conteúdo apresentado estará nos manuais e apontamentos (no caso da escola) ou num ebook que pode ser disponibilizado ao público que assistiu à apresentação. A estrutura de Apresentação apenas servirá para apoiar, sintetizar e ilustrar as ideias apresentadas.

Apesar de existirem dezenas (centenas ou milhares) de aplicações online, as apresentações de professores e alunos costumam manter um mesmo padrão básico e, muitas vezes, carecem de inovação, design gráfico e dinamismo para manter a atenção do público para quem o tema está a ser exposto. Pensando nisso, fiz uma seleção de 5 ferramentas online e gratuitas que permitem criar apresentações fantásticas, com base em modelos já existentes:

Para finalizar, partilho neste blog uma apresentação que fala precisamente de alguns erros comuns na criação de uma apresentação, baseada num ebook de Seth Godin. 

Tags : ApresentaçõesCanvaDicasGeniallyPreziSparkTrakto

1 comentário

  1. Muitos parabéns pela iniciativa, Luís!
    Este blog vai realmente ajudar muita gente!
    A minha Mãe, que era professora de Português e Francês, chegou a uma altura na sua carreira em que podia ter subido de nível se aprendesse a utilizar um computador e passasse num exame. Tentei explicar-lhe como funcionava e, no final da explicação,, disse que não tinha paciência e não fez o exame. Hoje poderia ter tido uma melhor reforma se pudesse beneficiar de uma ajuda de alguém como tu… mas para explicar o bê-a-bá até conseguir chegar à leitura de um blog como este. Muitos professores ainda lutam com uma resistência às novas tecnologias!
    Boa sorte e que continues a partilhar excelentes artigos como os primeiros! 🙂

Leave a Response