close
ApresentarCriarPartilhar

Criar Vídeos Interativos com o EdPuzzle

Até esta data, o artigo “5 Ferramentas Para Criar Vídeos Interativos” foi o mais lido no meu blogue e, a partir desse interesse, organizei e dinamizei um webinar sobre a utilização de ferramentas interativas no apoio ao trabalho do professor.

Uma das ferramentas seleccionadas foi o EdPuzzle, uma aplicação online que permite atribuir “spots” de interatividade a partir de um vídeo existente ou de um vídeo nosso que carregamos para a aplicação.

O EdPuzzle é 100% gratuito e permite a trabalhar conteúdos educativos de uma forma criativa e interativa.

Imagem de Kevin Phillips por Pixabay

Para trabalhar com esta ferramenta é importante entender a lógica básica de funcionamento e as possibilidades que oferece para a edição dos vídeos.

1 – É possível trabalhar com vídeos existentes

O EdPuzzle disponibiliza uma seleção de vídeos educativos de Canais ou instituições reconhecidas pela qualidade (Khan Academy, Crash Course, National Geographic, etc…) e organizados por entidade ou por categorias.

Podemos escolher o vídeo desejado para editar parcial ou totalmente, sem qualquer tipo de limitação.

2 – Os nossos vídeos (ou dos alunos) podem ser trabalhados no EdPuzzle

Também podemos fazer o upload dos nossos vídeos (ou dos nossos alunos) para poder editar e atribuir interatividade. Estes vídeos podem ser filmados na escola, num monumento, numa localidade ou gravações de aulas em vídeo, com a apresentação do professor.

A criatividade na seleção dos vídeos é uma das tarefas mais importantes, que pode proporcionar aos alunos experiências diferenciadas.

3 – Adicionar Narração

Diretamente no vídeo, o professor pode adicionar a sua narração para explicar ou exemplificar as imagens que vão aparecendo no vídeo.

Também é uma boa forma de traduzir o conteúdo de um vídeo, especialmente para alunos que ainda desconhecem uma determinada língua.

4 – Adicionar notas

Em qualquer ponto do vídeo podem ser adicionadas pequenas notas em texto que complementem o conteúdo ou que convidem à reflexão.

5- Adicionar Quiz

Por exemplo, imaginando que o filme trata da apresentação de um conceito, no final dessa apresentação, em pleno vídeo, pode aparecer uma pergunta sobre o tema.

Esta ferramenta permite adicionar perguntas de resposta múltipla. Nos casos em que o vídeo é apresentado internamente na turma criada e onde estão todos os alunos, as respostas serão identificadas com o nome do utilizador.

6 – Adicionar Pergunta aberta

Para além do Quiz com questões de resposta múltipla, também podemos adicionar perguntas abertas que exigem uma resposta mais elaborada.

Esta questão, tal como os outros elementos, pode ser colocada num momento estratégico do vídeo. É importante conhecer e planificar cada vídeo de forma detalhada para que o resultado seja coerente.

Estas perguntas podem ser corrigidas e classificadas manualmente, à posteriori.

No caso de não serem utilizadas as turmas, esta pergunta pode ser usada para recolher a identificação dos alunos (ou quem está a ver o conteúdo).

7- Cortar partes do vídeo

Como em qualquer ferramenta de edição de vídeo, nesta ferramenta podemos fazer uma seleção do conteúdo que desejamos, podemos cortar partes e eliminá-las no vídeo final.

É importante quando apenas queremos trabalhar com uma parte do vídeo, ou dividi-lo em várias partes.

8 – Criar Turmas

O EdPuzzle permite criar turmas diretamente na aplicação ou associar turmas da Classroom (associadas ao email da Google). Esta funcionalidade permite identificar todos os alunos que assistem aos vídeos e as respostas dadas, que serão armazenadas numa grelha para cada turma, com as classificações dos quizzes (que poderá ser baixada para o computador em folha de cálculo).

A idenficação dos alunos é feita através de uma conta criada. Se for com associação da Google Classroom, o acesso tem de ser feito pelo email dessa sala. Se a turma for criada diretamente no EdPuzzle, os alunos podem criar conta sem ter a obrigatoriedade de associar um endereço de email.

No modo de turmas, o professor passa a ter acesso a informações detalhadas sobre a visualização de cada vídeo (em percentagem) e das respostas dadas.

9 – Partilhar

Para além do vídeo ser partilhado e publicado nas turmas, para quem está interessado em dinamizá-las, também pode ser usado externamente e em outras aplicações de apoio à aprendizagem, através de link ou código de incorporação.

Para terminar e complementar a informação deste artigo, deixo-vos um excerto do Webinar com a seleção do que foi abordado sobre o EdPuzzle.

Uma ferramenta muito interessante e com muita utilidade no trabalho com vídeos em sala de aula ou à distância.

Vale a pena experimentar! Espero ter ajudado com as dicas.

Partilha com um colega que utilize habitualmente o vídeo em sala de aula!

Boas edições!

Créditos da imagem de Destaque

Imagem de StartupStockPhotos por Pixabay

Tags : EdPuzzleInteractividadeinteratividadeLiteracia DigitalLiteracia dos MediaVídeo

Leave a Response