ClassPoint & Telemóveis: Como Aproveitar a Tecnologia para uma Aprendizagem mais Ativa e Interativa?
Na escola o tema dos Telemóveis, que são cada vez mais Smartphones, continua a ser controverso e, em muitos casos, existem dúvidas de como rentabilizá-los de modo a conseguir aproveitar da melhor forma esta tecnologia, tentando proporcionar uma aprendizagem mais ativa e que seja também mais interativa, especialmente no momento das apresentações mais expositivas. São várias as possibilidades existentes e muitas são as ideias já partilhadas na rede. Neste artigo, decidi trazer o exemplo de uma aplicação Freemium para interagir com as apresentações criadas em PowerPoint: O Classpoint.
Um pouco sobre a aplicação Classpoint
O ClassPoint é uma ferramenta que é utilizada como suplemento ao PowerPoint, simplificando a criação de uma apresentação interativa que permite aos professores e formadores criar apresentações dinâmicas e envolventes para os seus alunos. Para além das características e funcionalidades habituais do PowerPoint onde poderás incluir multimédia (texto, imagens, vídeos, gráficos, animações e outros recursos), o ClassPoint aporta a vantagem de criar atividades que permitem aos alunos participar ativamente na apresentação, através da utilização do Smartphone, no qual podem ver os diapositivos que o professor está a apresentar e, no momento das atividades, podem participar de forma ativa respondendo a perguntas e desafios, com algum grau de gamificação (nomeadamente com o LeaderBoard).
Parece-me que esta aplicação pode ter um grande relevância na sala de aula, principalmente nos momentos em que é necessário apresentar conteúdo, podendo ajudar na imersão do aluno neste processo.
Em tempo real, a aplicação poderá ajudar bastante o professor a perceber se os alunos entenderam determinado conceito, permitindo reformular em tempo real a forma como o apresentou, exemplificando, ilustrando, reformulando, etc. Ou seja, além de tornar a aprendizagem mais interessante e motivadora, o ClassPoint também permite ao professor avaliar a compreensão dos alunos de uma forma mais interativa e envolvente.
Com a possibilidade de ter também opiniões ou sensações dos alunos através de respostas curtas ou nuvens de palavras, é possível criar momentos de reflexão e discussão em grupo.
Como funciona o ClassPoint?
Na LIVE #51 no meu Canal do Youtube decidi trazer este tema e exemplificar como podemos utilizar o Classpoint na ligação a uma apresentação em PowerPoint.
O que é possível fazer com a versão Gratuita do Classpoint?
Na impossibilidade da Escola/Agrupamento definir o ClassPoint como prioritário na aquisição de licenças, a versão gratuita permite explorar as ferramentas de forma muito funcional.
Na versão Free, o professor poder usufruir das seguintes possibilidades:
- Máximo 25 alunos por Turma em simultâneo
- Máximo 5 Questões por apresentação – 5 Tipos de Questão
- Gamificação Básica
- 3 Objetos deslocáveis.
- 3 turmas gravadas
Tal como outras novidades, aplicações e tecnologias, esta também deverá ser utilizada com ponderação para que o seu efeito positivo nos alunos se mantenha e não passe a ser uma rotina aborrecida e sempre igual. A diversidade das estratégias (analógicas e digitais) é que proporcionam a harmonia nos percursos de aprendizagem.
Cada vez mais, o Ecossistema da Educação não deverá distinguir os ambientes digitais dos ambientes analógicos, eles podem coabitar de forma integrada e natural, sem nada ser forçado, deverá fazer sentido para contribuir para aprendizagens efetivas.
Como é habitual, a sugestão é que, depois de ver como funciona, experimentem e testem o formato. Pode ser uma experiência com os alunos, com colegas ou mesmo em família. Esse passo de “colocar as mãos na massa” é que pode ajudar, definitivamente, a entender melhor a tecnologia, especialmente quando nos colocamos no ponto de vista do aluno.
Boas Experiências!
Saudações virtuais,
Luís Varela
Créditos da Imagem de Destaque
Galeria de imagens do Canva for Education