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Partilhar e Editar na Nuvem

É muito provável que já tenham partilhado contigo um documento na nuvem. Qual é o teu procedimento?

Para trabalhar com estes documentos há (pelo menos) duas hipóteses:

  • Fazer o download, editar (no programa) e voltar a enviar para a nuvem ou por email.
  • Editar diretamente na nuvem.

Para alguns pode parecer estranho estar a fazer referência aos procedimentos básicos do trabalho na nuvem, contudo, para muitos utilizadores, essa informação não é assim tão clara!

O episódio 7 da Websérie “Como Fazer” trás algumas indicações sobre a forma de edição de documentos na nuvem, numa perspetiva de trabalho colaborativo.

A Google ou a Microsoft, as mais conhecidas empresas que disponibilizam ferramentas gratuitas para o trabalho dos professores, apresentam várias aplicações para trabalho colaborativo na nuvem.

As aplicações instaladas no computador (Microsoft Office, por exemplo) estão a ser substituídas por aplicações alojadas na nuvem (enormes servidores online).

E com esta transição mudam também alguns procedimentos ao nível do trabalho com os documentos, especialmente documentos partilhados.

Quando queremos editar ou comentar uma ata partilhada, um documento para partilha de ideias, a elaboração de uma planificação (projeto ou atividade), uma apresentação, entre muitos outros tipos de documentos colaborativos, podemos e devemos fazê-lo online, na nuvem.

Fonte: https://www.softwaresuggest.com/

Como?

Editando na aplicação no browser (Google Chrome, Edge, Firefox…).

Utilizando esta forma de edição iremos estar a trabalhar com outros colegas no mesmo documento e em tempo real, sem necessidade de existirem versões diferentes, que geram sempre confusão.

Esta é a forma de evitar o envio de documentos por email, por exemplo, em que cada um sugere uma alteração (ou faz essa alteração no seu documento), reenvia por email para que o autor faça as alterações definitivas. Imaginem este processo num departamento com 30 ou 40 professores, não é, de todo, funcional.

Mas há quem o faça e depois rogue pragas à tecnologia porque ainda dá mais trabalho!

Para que seja possível sincronizar o trabalho da nuvem com o computador, as empresas disponibilizam aplicações que, depois de instaladas e configuradas, permitem que o trabalho feito no PC seja automaticamente atualizado na nuvem. Estas aplicações permitem criar cópias de segurança automáticas e registar as várias versões do documento. São exemplo disso a One Drive, a Google Drive e a Dropbox.

Devem ser usadas especialmente em casos de trabalho individual. Não são tão funcionais para o trabalho colaborativo porque (por enquanto) não permitem edição simultânea do mesmo documento.

Para rentabilizar da melhor forma as aplicações é fundamental entender a sua lógica de funcionamento.

Boas partilhas!

Créditos da imagem de destaque

Foto de ZDnet.com

Tags : ApresentaçõescolaborarNuvempartilhar

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