close
ApresentarGoogle ToolsLiteracia Digital

Como Criar Apresentações Fantásticas?

Algures aqui no blogue, já fiz referência à necessidade de diversificação dos instrumentos utilizados nas apresentações. Esta é a minha opinião. 

No entanto, tal como já me questionaram, não tenho nada contra quem usa as tradicionais apresentações em PowerPoint (ou Google Slides). Nada mesmo. Eu próprio as utilizo frequentemente. Da mesma forma que também tento utilizar outras ferramentas.

Uma das minhas preocupações sempre foi a criação de apresentações que respeitassem as regras básicas, que incluíssem elementos multimédia e, especialmente, que fossem atrativas do ponto de vista visual. Para esta última parte (que é do meu agrado), costumava gastar bastante tempo, principalmente por ser demasiado perfeccionista

Imagem de Mediamodifier por Pixabay

Com o passar do tempo comecei a criar os meus modelos e a adaptar ao tipo de apresentação, mas ia sendo sempre muito igual. Até que descobri alguns sites de designers profissionais que criam e disponibilizam modelos de apresentações para serem utilizadas de forma livre. Algo que me pareceu muito interessante e que me possibilitou um ganho de tempo enorme. 

Neste momento consigo preocupar-me apenas com o conteúdo das apresentações e na escolha do Modelo. Com o design o tempo gasto é mesmo muito pouco.

No artigo de hoje lembrei-me de identificar e partilhar 3 sites que disponibilizam modelos de apresentações totalmente gratuitos, com design profissional e prontos a utilizar.

Slides Carnival

SlidesGo

SlidesPPT

Como utilizar?

Em qualquer um dos casos, os procedimentos de utilização são muito semelhantes, seja nas versões para PowerPoint (Download), seja nas versões para o Google Slides (Cópia).

Em 3 passos simples podemos estar a editar um Modelo de Apresentação:

  • Passo 1 – Escolher o Modelo
  • Passo 2 – Fazer o Download/Cópia
  • Passo 3 – Editar o Modelo

Um Exemplo

Não Mexer Muito!

Uma das grandes vantagens destes Modelos é a forma como se organiza a informação, sempre respeitando as regras para a criação de uma boa apresentação.

Os criadores são profissionais credenciados que aplicam de uma forma rigorosa as normas que proporcionam a quem assiste à apresentação uma boa experiência

Portanto, a lógica é sempre adaptar o nosso conteúdo ao Modelo e não a recriação dos modelos. Não quero com isto dizer que não se devem fazer pequenos ajustes, mas encher o espaço com conteúdo, retirando elementos do design não me parece uma boa opção.

Num dos Webinars que dinamizei este ano (2020) falei um pouco de um destes exemplos. Fica aqui o excerto desse webinar em formato de vídeo:

Boas Apresentações!

Créditos da Imagem de Destaque

Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Tags : ApresentaçõesdesignGoogle SlidesimagemLiteracia DigitalPowerPoint

Leave a Response