close
ApresentarColaborarCriarPartilhar

Conhece esta aplicação Genial.ly!

Ao longo dos últimos anos as novas tecnologias trouxeram-nos grandes mudanças nos nossos hábitos diários. Especialmente com a evolução dos smartphones, hoje em dia podemos realizar tantas tarefas, muitas delas seriam inimagináveis há 20 anos atrás.

As aplicações evoluíram bastante e, neste momento, o trabalho na nuvem já vai sendo uma realidade, ainda que para muitos pareça confuso e pouco seguro.

Ainda assim, em muitos casos, o formato dos documentos, das imagens, das apresentações, sofreu poucas alterações desde o final do milénio passado. Se formos totalmente justos e corretos, muitos dos nossos documentos são praticamente iguais ao que eram nessa época. Não faz muito sentido, no meu ponto de vista.

Precisamos entender as mudanças tecnológicas e as potencialidades que os elementos multimédia podem trazer à educação. 

A pandemia COVID-19 trouxe a obrigatoriedade de trabalhar à distância e, para tal, alguns professores (muitos) tiveram de procurar soluções. E através de um gigantesco trabalho de entreajuda, foi possível dar a conhecer uma imensidão de ferramentas que podem potencializar o trabalho do professor. 

Para alterar de forma substancial o formato e a qualidade dos nossos documentos podemos:

  • utilizar templates com design profissional
  • integrar elementos multimédia diversificados;
  • atribuir pontos de interatividade;

Neste momento, estas potencialidades já não são apenas para utilizadores avançados, com conhecimentos na área da programação ou do design. Estão ao alcance de qualquer pessoa com vontade de as utilizar, com uma interface muito intuitiva e simples. Bastará entender a lógica de funcionamento e ter ideias para implementar!

São inúmeras as aplicações que permitem criar e partilhar estes documentos online. Aqui no blogue, já escrevi alguns artigos sobre algumas delas (Thinglink, BlendSpace, Nearpod, EdPuzzle). 

Criar documentos Interativos

Neste artigo vou apresentar um pouco de uma das aplicações mais interessantes que utilizei nos últimos tempos, o Genial.ly!

Para quem já conhece o formato e gosta de utilizar documentos interativos, então esta aplicação encaixa que nem uma luva

Apresenta funcionalidades muito direcionadas para o trabalho dos professores e dos alunos, apesar de também poder ser utilizada ao nível profissional, nomeadamente nas áreas do Marketing Digital.

Exemplo de imagem criada na aplicação Genial.ly.

Criar Aulas Interativas

Pegando num vídeo oficial da empresa, irás verificar como é simples começar a trabalhar com o Genial.ly. Tal como em outras aplicações, é necessário criar conta através de um registo ou com a ligação a uma conta Google, LinkedIn, Facebook, Microsoft ou Twitter. 

Depois de entrar na aplicação, irás ter contacto com todos os tipos de documentos que podes criar, partindo do zero ou utilizando as templates que servirão de inspiração e que são totalmente editáveis.

Como a grande maioria das aplicações na nuvem, todo o trabalho é guardado automaticamente, algo que para muitos é uma enorme vantagem! 

Para os professores ou educadores, os modelos existentes podem ser utilizados com criatividade em qualquer área disciplinar. No Genial.ly poderás criar Apresentações, Jogos, Imagens Interativas, Infográficos, Guias, entre outros.

O trabalho de equipa é outra das vantagens, podemos convidar outros editores para criar um documento de forma colaborativa.

A criação a partir do zero pode ser uma opção, contudo, para poupar tempo, e para termos um documento bastante cuidado do ponto de vista do design, aconselho vivamente a utilização dos modelos já existentes, mesmo na versão gratuita!

Algumas dicas para as apresentações interativas

Se nunca criaste uma apresentações interativas ou outros documentos interativos, então esta ferramenta é ideal para começar.

Estes recursos podem ser utilizados na sala de aula real, tradicional, ou em ambientes de trabalho remoto. Podem ser utilizados para publicar conteúdos disciplinares, criar percursos de aprendizagem, ilustrar e etiquetar documentos/imagens, criar aulas interativas com todas as orientações do professor, entre outras possibilidades, sempre com a vantagem de ter ligações que nos fornecem feedback e avaliação formativa.

Onde disponibilizar os Recursos

Atualmente já podemos falar sobre plataformas de apoio à aprendizagem de uma forma bem mais aberta, que não soe a futuro e inutilidade, porque houve uma necessidade muito forte de as conhecer.

Estes espaços, se forem bem geridos, são o local ideal para partilhar todos os recursos com os alunos e para criar momentos de interatividade e feedback, para além de centralizar informação digital.

O Genial.ly permite a integração dos recursos nas várias plataformas existentes (Classroom, Teams, Moodle, Edmodo, Classdojo, etc…) através de link ou incorporação

Para utilizarem os recursos os alunos não têm de estar registados, mas se o objetivo for a criação, então terão de se registar na aplicação.

Um exemplo de um Recurso Guiado:

As vantagens do Genial.ly

Este tipo de ferramenta está pensada, especialmente, para o mundo do Marketing Digital, e utiliza um conjunto de estratégias para que captar a atenção de quem utiliza estes recursos. 

De acordo com a empresa, e com os vários estudos realizados, os conteúdos interativos têm algumas vantagens na tarefa difícil de captar a atenção dos utilizadores, e uma capacidade enorme de os transformar em “clientes fiéis”.

Fazendo referência ao site oficial: 

  • A interatividade permite melhorar a retenção, ou seja, o utilizador participa ativamente e aumenta o tempo de utilização.
  • 81% dos especialistas em Marketing acreditam que o conteúdo interativo é a melhor forma de atrair a atenção das pessoas.
  • A maioria dos utilizadores afirma que a memorização dos conteúdos é maior quando há interatividade, comparativamente com o conteúdo estático.
  • A Gamificação aumenta a motivação, melhora a concentração e pode ser utilizada na Resolução de Problemas.

Ora, estas constatações parecem estar muito ligadas à parte empresarial ou comercial, contudo, se conseguirmos ter um olhar diferente podemos transportar estas ideias para a Educação

Para tal, nada melhor do que experimentar e testar.

Créditos da Imagem de destaque

Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Tags : designInteractividadeinteratividadeLiteracia DigitalMultimédia apresentações

Leave a Response