close
ApresentarCriar

MySimpleshow – Criar vídeos explicativos online

Apresentar ou exemplificar conteúdos aos seus alunos (na sala de aula ou à distância) é uma das funções rotineiras de qualquer professor(a). Para concretizar esta tarefa existem milhares de ferramentas disponíveis. Hoje trago uma alternativa: os vídeos explicativos.

Vídeo explicativo é um pequeno vídeo de animação que tem como objetivo principal informar ou explicar algo de uma forma simples, envolvente e atrativa. Para que a mensagem chegue aos destinatários (neste caso os alunos), é fundamental a utilização de uma linguagem simples, que exista algum dinamismo e sentido de humor na “história” e qualidade nos elementos visuais animados.

Este tipo de vídeo é muito utilizado pelas empresas para informar, explicar ou apresentar serviços ou produtos. É também muito utilizado pela indústria de e-learning, por isso, facilmente adaptável às situações de aprendizagem disponibilizadas na maioria das escolas.

O MySimpleshow é um dos muitos exemplos para criar este típo de recurso. Trata-se de uma ferramenta simples para criar um vídeo explicativo de forma rápida no diretamente no browser. Fornece todas as ferramentas necessárias para criar vídeos animados com qualidade, de forma muito intuitiva e totalmente funcional na versão gratuita para a Educação.

Na inscrição deverás utilizar um email institucional e confirmar o endereço web da instituição que representas. À partida nada mais será exigido para ter acesso a este plano.

Como em qualquer outro tipo de animação, também neste caso é importante planificar e esboçar o nosso projeto antes de começar a editá-lo.

O vídeo pode ser criado totalmente a partir do zero ou, se for necessário, para ajudar, a plataforma disponibiliza vários modelos quase prontos de acordo com o tipo de vídeo que se pretende criar, de acordo com vários temas. A sequência do vídeo pode ser esboçada numa apresentação em PowerPoint, que pode ser usada para iniciar a estrutura da animação, através de upload.

A criação de cada animação, utilizando qualquer uma das hipóteses, obriga a criação de um esboço do storyboard online que será convertido nas várias cenas do vídeo. Só aí entra a configuração visual do vídeo, com recurso a cenários, personagens e textos, associado ao conteúdo definido no Storyboard.

A narração das animações pode ser feita com uma voz prédefinida e com base no texto definido para cada cena, no entanto o resultado não é o melhor, por não estar ainda disponível a língua portuguesa. Para exemplos em Inglês o resultado é muito bom! Existe a possibilidade de gravar a narração de cada cena a partir do microfone, ou de fazer o upload de ficheiros áudio para cada cena.

Antes da gravação final (finalização do vídeo) o editor permite uma navegabilidade simples entre as cenas (muito semelhante a um PowerPoint), editável em qualquer momento.

Para começar existe sempre a possibilidade de explorar exemplos já existentes, que pode servir de inspiração para a elaboração de pequenos exemplos que permitam diversificar os recursos disponibilizados aos alunos.

Nesta versão para a educação, o vídeo final apenas poderá ficar com uma qualidade média (SD) que é suficiente para trabalhar com os alunos. O vídeo poderá ser partilhado através de um link, por partilha em várias plataformas ou através da incorporação com código no nosso espaço web.

Deixo um vídeo que pode ilustrar o tipo de vídeos que podes criar com MySimpleShow5 características essenciais de um bom vídeo explicativo.

Créditos da Imagem de Destaque

Imagem de 200 Degrees por Pixabay

Tags : CriatividadepartilharSala de aula digitalVídeo

Leave a Response