fbpx
close
Partilhar

As moléculas num parque de diversões

Numa época de partilha, este artigo destina-se, especialmente aos professores da Área das Ciências, mas também aos alunos, aos pais e a todos os professores interessados em conhecer algo de diferente na perspetiva educativa. Um jogo e um filme de animação que pode transportar-nos, de uma forma lúdica, para o mundo das células.

O NanoSpace Molecularium é um jogo educativo produzido pelo Instituto Politécnico de Rensselaer. Está disponível numa versão para o browser e também como aplicação iOS e Android. O objetivo do jogo é fornecer aos alunos do ensino básico (e secundário) uma introdução às propriedades dos átomos e moléculas. O NanoSpace Molecularium funciona como um parque de diversões virtual onde os utilizadores podem clicar para encontrar vídeos, jogos e algumas informações sobre átomos e moléculas.

Os utilizadores entram no Molecularium NanoSpace através do Sala de Entrada dos Átomos & Moléculas. A partir daí, podem escolher qual das quatro partes do parque de diversões que querem explorar primeiro. As quatro secções que os alunos podem explorar são DNA Land, H20 Park, Sizes of Molecules e Molecular Materials.

O jogo pode ser utilizado pelos alunos sem ser necessário criar conta no site. O benefício da conta está relacionado com a memorização/gravação do local onde deixaram o jogo num determinado momento, podendo continuar posteriormente.

Molecularium – Molecules to the Max – O filme

Um curioso átomo de oxigénio, um par de átomos de hidrogénio inquietos, e um átomo de carbono à procura da sua razão de ser estão a viajar para teatros IMAX escurecidos em todo o mundo como embaixadores de Rensselaer.

O principal objetivo do filme é entreter, mas não deixa ao público outra escolha a não ser aprender algumas coisas pelo caminho. Talvez seja isso que acontece quando um filme é concebido por investigadores científicos de renome mundial e professores universitários que também servem como produtores executivos responsáveis por fornecer supervisão e orientação.

Fonte: https://www.molecularium.com/

No site do projeto existe também um espaço para professores e educadores com dicas e guiões orientadores e de exploração para utilizar e/ou guardar através de download.

Para explorares! Pode ser um recurso interessante.

Créditos da imagem de destaque

https://www.molecularium.com/

Tags : Ciênciasjogos pedagógicosSala de aula digitalVídeo

Leave a Response