fbpx
close
Literacia Digital

Academia Digital Educatech: Um pouco de História!

Novo episódio da Websérie semanal (um novo episódio à 5ª Feira) sobre a Academia Digital Educatech, desta vez decidi trazer um pouco da história das Tecnologias na Educação em Portugal. Apesar de muitas vezes existir a ideia de que o nosso país está muito atrasado em relação a outros países, é certo que nesta área sempre esteve na vanguarda e na tentativa de proporcionar as melhores condições nas escolas para integrar os equipamentos em contextos educativos.

Como é natural, houve aspetos mais positivos do que outros, mas, no geral, neste percurso muitas foram as iniciativas de sucesso que envolveram professores e alunos em processos de descoberta tecnológica. Desde o primordial Projeto MINERVA até ao atual Plano de Transição Digital, muitas foram as tentativas de apetrechamento, formação, atividades, parcerias, no sentido de entender qual seria a melhor forma para desenvolver as melhores competências digitais junto dos alunos.

Mas, apesar de tantos projetos e programas, com uma enorme quantidade de horas de formação, após a implementação do questionário de Check-in, verificou-se que ainda existe algum défice de Competências Digitais em muitos dos atuais Professores. Poderíamos elencar um conjunto de motivos ou justificações, mas, na minha opinião há um fator muito decisivo para que toda a formação não tenha tido os resultados com muitos destes professores.

Será esse o tema do próximo episódio.

Se gostaste deste artigo e/ou do vídeo, então partilha com outros colegas que mostrem resistência perante as Tecnologias. Talvez um email com o link seja a forma mais fácil de chegar a estes colegas!

E, já agora, para me ajudares, podes subscrever o meu Canal do Youtube?

youtube

Boas Experiências!

Créditos da imagem de destaque

https://images.computerhistory.org/

Leave a Response