fbpx
close
Literacia Digital

Academia Digital Educatech: Os motivos da criação!

Este é o primeiro episódio em vídeo desta nova Websérie no meu Canal do Youtube, dedicada à Academia Digital Educatech. Achei por bem trazer alguns dos motivos que me levaram a criar um espaço de formação informal diferente de todos os espaços que conheço. A estrutura, a lógica, os conteúdos e a metodologia são únicos nesta plataforma, porque são definidos por mim e pelos formandos que vão cocriando os percursos de aprendizagem e seleccionando os conteúdos.

Nesta websérie irei trazer muitas informações sobre a Academia, abordarei os temas que trabalhamos mensalmente, mas, especialmente, irei trazendo algumas das minhas convicções sobre a forma de aprender a trabalhar com as Tecnologias.

Neste episódio – “Os Motivos” – faço um resumo do meu percurso nas escolas sempre ligado às TIC e ao apoio aos colegas na utilização e integração de tecnologias com os seus alunos.

Neste percurso de vários (muitos) anos assisti a vários momentos onde as Tecnologias foram a prioridade ao nível da Formação (como vai ser também nos próximos tempos) e, ainda assim, na atualidade percebe-se que a percentagem de professores que não domina nem entende muito bem a lógica das Tecnologias continua a ser muito grande. Porquê???

No meu contexto esforcei-me bastante por tentar perceber os motivos e cheguei a algumas conclusões que, apesar de não terem uma validade universal, mostram alguns padrões solucionáveis, me motivaram a criar este blogue e a dinamizar várias ações da apoio aos colegas.

Foi por isso que, em 2020, com o primeiro confinamento devido à pandemia COVID-19, decidi realizar vários webinars onde apresentei ferramentas úteis para o trabalho dos professores (em casa, ou na escola) com os seus alunos. Simultaneamente resolvi antecipar a criação de um espaço online onde fosse possível ajudar os colegas com maiores dificuldades ao nível das TIC. Surgiu então a Academia Digital Educatech.

shopping 3407232 1280
Imagem de Mudassar Iqbal por Pixabay

Qual é o processo?

Nos vários momentos de trabalho com os colegas na Academia tento basear-me num processo em que acredito bastante, que começa com a eliminação de crenças e mitos sobre as Tecnologias, tentado Desbloquear alguns dos medos para que possam ganhar autonomia e destreza com as ferramentas digitais.

Depois, é importante que percebam o que é importante Mudar para que seja possível entender melhor a lógica das ferramentas. É fundamental alterar o pensamento analógico para um pensamento e mentalidade digitais.

Numa 3ª fase gosto de trabalhar a Seleção, evitando e compreendendo melhor a enorme quantidade de ofertas. É muito importante que os colegas percebam que não podem (nem devem) querer utilizar e conhecer tudo, porque é impossível. Libertar o nosso cérebro desta imensidão orientando o foco apenas para as nossas escolhas é algo que marca a diferença.

E, depois de entender tudo isto, os colegas deverão estar prontos para Aprender.

E é partir daqui que tudo se desenrola na Academia.

Nos próximos episódios irei mostrar algumas das técnicas utilizadas para que seja possível esta evolução. Para começar, falarei um pouco dos maiores obstáculos/desculpas dos colegas para não utilizarem as Tecnologias ou para não aprenderem a utilizá-las!

Semanalmente, à quinta-feira, às 18:00, um novo vídeo, acompanhado de um novo artigo no blogue.

Se gostaste deste artigo e do conteúdo do vídeo, então gostaria de te pedir para o partilhar com alguns colegas que têm dificuldades com a utilização das tecnologias, ou que continuam a renunciá-las de forma muito evidente. Envia-lhe um email ou uma mensagem com o link deste artigo! Muito obrigado!

Boas Aprendizagens!

Créditos da imagem de destaque

Imagem de Comfreak por Pixabay

Tags : Academia Digital Educatechprofessores

Leave a Response