Os jogos educativos como uma forma divertida e interativa de aprender – 4 Exemplos
Os jogos educativos têm-se tornado cada vez mais populares e reconhecidos como uma ferramenta eficaz para trabalhar conceitos e competências com crianças e adultos. São uma forma divertida e interativa de aprendizagem, o que os torna mais atraentes e memoráveis do que muitos outros métodos mais tradicionais. Além disso, os jogos educativos podem ser personalizados para atender às necessidades individuais de cada aluno e ajudá-los a aprender no seu próprio ritmo.
Uma das plataformas de jogos educativos mais populares é a Educaplay, que oferece uma ampla variedade de jogos e atividades para trabalhar competências em várias áreas, como matemática, leitura, escrita e ciências. Outra opção é o Wordwall, que oferece jogos de palavras e frases para ajudar os alunos a melhorar a ortografia e o vocabulário, por exemplo. A Learning Apps também é uma plataforma totalmente gratuita e que oferece uma ampla variedade de jogos e atividades para partilhar com os alunos.
Além de serem divertidos, os jogos educativos também podem ajudar a melhorar a motivação e a concentração dos alunos. Também podem ser uma ótima maneira de promover o trabalho em equipa e o pensamento crítico, pois muitos jogos educativos podem ser criados de modo a exigir que os alunos trabalhem juntos para resolver problemas e tomar decisões.
Em resumo, os jogos educativos são uma ferramenta valiosa para ajudar os alunos a aprender de maneira eficaz e divertida. As plataformas Educaplay, Wordwall e Learning Apps são apenas algumas das muitas opções disponíveis para os professores e pais que desejam incorporar jogos educativos nas suas atividades de ensino e aprendizagem.
LIVE #20
Nesta aula preparei um conjunto de 4 jogos, que ajudo a criar passo-a-passo.
Criar 4 Jogos na aplicação Learning Apps
- Jogo 1 – Preenchimento de espaços
- Jogo 2 – “Quem quer ser Milionário”
- Jogo 3 – Jogo de Pares/Memória
- Jogo 4 – Corrida de Cavalos
A aplicação Learning Apps é uma plataforma REDA (Recursos Educativos Digitais Abertos) que disponibiliza um conjunto muito diversificado de jogos e atividades que podemos implementar de imediato com os alunos ou reutilizar com adaptações. Como é natural, também podemos criar as nossas próprias atividades e partilhar com a comunidade.
Os Jogos Educativos são preparados do ponto de vista lúdico/formativo e a plataforma não está muito direcionada para a componente da avaliação. Pode ser muito rica na componente da aprendizagem.
Pode também ser uma Excelente forma de implementar atividades práticas com os alunos que poderão criar os seus próprios jogos, com a possibilidade de serem associados aos conteúdos curriculares.
Jogos Educativos – Crenças e Dúvidas
Ao longo das várias formações da capacitação digital de docentes tenho acompanhado centenas de professores que, na altura de falar de Jogos Educativos, revelam algumas crenças associadas a este tema.
É muito importante entender as potencialidades deste tipo de recurso, tentando retirar a crença da brincadeira que pode estar associada aos jogos.
Outra questão é achar que por usar os jogos educativos já estão a implementar a metodologia de Gamificação. Podem estar ou não, depende a forma como estão a planificar os percursos de aprendizagem com a utilização dos jogos.
De uma forma muito simplificada, para perceberes se estás a gamificar uma atividade, verifica se estás a cumprir algumas das premissas da Metodologia de Gamificação:
- Estão definidas as Regras?
- Existem objetivos previstos?
- Há uma estratégia no percurso?
- Estão definidas as Conquistas no Percurso? (premiadas com Pontos, Moedas, Medalhas, …)
- A noção de progresso é clara?
- Existe a perspetiva de Colaboração nas Atividades?
- É dada valorização na avaliação?
Vale a pena pensar nisto e experimentar esta e outras aplicações que têm interfaces muito simples e intuitivas!
Boas Aprendizagens!
Créditos da Imagem de Destaque
Imagem de cherylt23 por Pixabay