close
ApresentarCriar

6 Ferramentas para criar infográficos fantásticos

Já apresentei neste blogue algumas referências aos Infográficos. No meu ponto de vista, se forem utilizados com critério, podem ter uma função bastante interessante na educação.

Infográfico é uma ferramenta que permite sintetizar informações através do uso integrado de imagens, desenhos e outros elementos gráficos. O Infográfico serve de complemento a um texto, funcionando, em conjunto, como um resumo simples sobre um determinado conteúdo.

Os infográficos podem ser usados nas escolas, mas também em ambientes profissionais. São muitos os exemplos jornalísticos, de sensibilização e até de marketing.

Por se tratar de um documento estruturado que complementa o texto com imagens e elementos gráficos, na leitura de um infográfico, o nosso cérebro aplica o lado direito para entender e interpretar a parte gráfica e o esquerdo para a leitura da escrita e no raciocínio lógico. Por este facto, a leitura de um infográfico pode conduzir a uma melhor interpretação.

Tal como outros documentos, neste caso a sua construção obedece a algumas regras e, especialmente, a algum cuidado ao nível da apresentação. É importante referir que não bastará utilizar um processador de texto e colocar texto e imagens para que o resultado seja efetivo. O design gráfico do documento é fundamental.

Apesar de ser possível com algum trabalho criar um bom infográfico com um processador ou outra aplicação de habitualmente utilizada, não se tratará de uma tarefa simples. Creio que o nível de competências ao nível do design gráfico de documentos também não é o melhor na maior parte dos utilizadores.

Por estes motivos, para simplificar esta tarefa, existem na Internet vários exemplos de aplicações que permitem a criação de infográficos com designs profissionais de uma forma muito simples.

Background photo created by jannoon028 – www.freepik.com

Neste mundo digital, muitas vezes achamos que tudo deveria ser grátis. Contudo, independentemente das nossas convicções, obviamente, nada é assim. Sabemos que para a criação destas ferramentas resultam de um esforço de grandes equipas de trabalho, que têm de rentabilizar essa ideia e a sua produção. Podemos até ter acesso a funcionalidades grátis, mas que, tendencialmente, deixarão de o ser.

Em nenhum destes casos encontrei versões com possibilidade de protocolos com escolas.

Os 6 exemplos que partilho foram escolhidos com base em características que os tornam bastante funcionais nas suas versões gratuitas:

  • possibilidade de utilização de:
    • textos;
    • imagens (do próprio site, por upload ou URL);
    • formas diversas;
    • ícones;
    • gráficos.
  • exportação em formato de imagem ou PDF.
  • possibilidade de publicar os infográficos online.
  • várias Templates gratuitas;
  • sistema de Drag & Drop;
  • possibilidade de trabalho colaborativo na produção;
  • funcionalidades Premium muito interessantes;
Podes pesquisar infográficos muito interessantes numa galeria pública

Para terminar, deixo um infográfico que encontrei nas minhas pesquisas. “Tale of Two Cows” é uma história visual com duas vacas que permite, de uma forma simples, explicar sistemas socioeconómicos e políticos.

Imagem de destaque:

Infographic photo created by creativeart – www.freepik.com
Tags : Dicasferramentasinfográficos

2 comentários

    1. Olá Gabriela! Obrigado pelo comentário e pela sugestão. O Pictochart conheço mas, para fazer uma selecção com os critérios que defini, tive de fazer opções. Naturalmente que aceito outras opiniões e sugestões. Como refiro no artigo, existem muitas ferramentas, mas o mais importante é utilizá-las com intenção e de forma estruturada. Ou seja, o resultado é o fundamental. Grato!

Leave a Response