close
ApresentarBookcreator

3 maneiras grátis de criar livros digitais multimédia

Quando pensamos em produtos com apresentação digital rapidamente associamos a apresentações ou, em alguns casos, a vídeos. São dos formatos mais utilizados, contudo, para além destes, existe uma enorme diversidade de possibilidades.

Neste artigo/post trago-vos a possibilidade de criação de livros digitais multimédia.

Portrait of young business man using a touch screen device with tree of application
Business photo created by jannoon028 – www.freepik.com

Para criar um ebook simples que inclua texto, imagens e links basta utilizar um processador de texto. A publicação online permite criar um formato de ebook que poderá ser visualizado de vários modos (com o habitual virar de páginas) e também partilhado e incorporado em diversas plataformas.

Mas, também podemos acrescentar outros elementos a um ebook para que o seu conteúdo fique mais interessante, completo e atrativo.

Para além disso, para a sua criação, professores e alunos terão de desenvolver competências digitais muito diversificadas.

Escrever ebooks multimédia pode ser uma forma excelente de ilustrar e/ou explicar melhor uma história. A utilização de som, vídeo, diagramas, imagens e até pequenos questionários, pode trazer mais interactividade e permitir que o aluno possa apresentar um trabalho mais completo. Os alunos passam a ter a possibilidade de desenvolver e mostrar outras competências ao professor e aos seus colegas.

A criação de ebooks multimédia é uma atividade que pode ser realizada por alunos dos vários ciclos, respeitando, naturalmente, os níveis de autonomia associados à sua idade. O papel do professor é fundamental, por isso necessita de conhecer o seu funcionamento.

As 4 ferramentas que apresento permitem que os alunos criem e publiquem os seus ebooks utilizando apenas um browser num equipamento com ligação à Internet.

WriteReader

https://www.writereader.com/

Uma ferramenta muito interessante para os alunos mais novos criarem as suas histórias multimédia. Uma das características interessantes é a opção de os professores/educadores poderem escrever as correções diretamente na redação original do aluno, no ebook, antes da publicação. Aos textos e imagens, os alunos podem acrescentar as leituras com a própria voz, nas páginas correspondentes. Apesar da oferta em língua portuguesa ainda não ser visível, podes começar por ver exemplos de histórias de outros alunos como forma de inspiração. As páginas dos ebooks podem ser originais ou feitas a partir de modelos da plataforma.

WidBook

Esta é uma plataforma muito direcionada para apoiar a criação colaborativa de livros digitais multimédia. Funciona também como uma rede social de escritores. Na Widbook poderás criar um livro digital com texto, imagens e vídeo. Nesta plataforma, por ser colaborativa, podem convidar-se outros utilizadores para que possam ler o livro ou contribuírem para a criação do mesmo, através de conteúdo e/ou comentários. Também é possível pesquisar outros livros e solicitar colaboração numa obra. Por se tratar de uma plataforma com uma galeria pública de livros e ser necessário o registo com endereço de email ou conta de Facebook, aconselha-se a utilização desta ferramenta para os alunos a partir do 8º/9º anos.

Book Creator

https://bookcreator.com/

Esta é uma excelente ferramenta para criar ebooks multimédia. Os alunos podem criar livros digitais que incluam texto, imagens, áudio (simples ou gravado), vídeos e até mapas. Os alunos podem inserir conteúdos diretamente do Google, Youtube ou Vimeo nas páginas dos seus ebooks.

Este pode ser o ponto de partida para que utilizes um formato diferente de apresentação na definição dos produtos de um qualquer trabalho que realizes com os teus alunos. Para superar a simplicidade da sua utilização é importante começar pelo conhecimento das ferramentas para que a mensagem e os objetivos dos produtos sejam comunicados aos alunos da melhor forma. Podes também criar modelos de ebooks multimédia como forma de exemplificar as possibilidades.

Boas criações

Créditos da Imagem em Destaque:

Kids photo created by freepik – www.freepik.com
Tags : ebooksferramentasMultimédia apresentações

Leave a Response