close
ApresentarLiteracia Digital

9 Sítios onde podes encontrar imagens de qualidade e gratuitas!!!

Todos (ou quase todos) os dias utilizamos a Internet e os recursos que aí são disponibilizados. Aparentemente, parece que tudo é de todos e grátis. Nem sequer precisamos de pedir licença.

Na realidade, este não é (ou não devia ser) o funcionamento na Rede. Estamos muito habituados a usar e abusar dos conteúdos sem pensar sequer na legalidade do que estamos a fazer. Fotos, vídeos, músicas, filme, textos e software são alguns exemplos de conteúdos que obedecem a regras ao nível dos Direitos de Autor.

Com a massificação do acesso à Internet, muitos passaram a ser “produtores” e passaram a publicar conteúdos diariamente. Coloquei aspas nos produtores porque acho importante colocar muitas linhas divisórias no que à qualidade da “produção” diz respeito. De qualquer forma, a publicação que é feita nos vários espaços públicos online carece de alguns esclarecimentos sobre os direitos de autor.

Em relação às imagens, quanto ao tipo de uso, podem criar-se 2 categorias:

  • Utilização Analógica – nos casos da utilização de imagens digitais em documentos que passam ao formato analógico (impressões, por exemplo – trabalhos, flyers, programas, cartazes, etc…).
  • Utilização Digital – nos casos da utilização das imagens em qualquer espaço online.

Quando precisas de uma imagem, o que costumas fazer?

OK. Fazes uma pesquisa num motor de busca, guardas ou copias a imagem e colocas no documento ou espaço online onde ela faz falta, certo?

Este é (era) o primeiro erro crasso. Felizmente, por imposições legais, agora (pelo menos) os 3 maiores motores de busca – Google, Yahoo e Bing – foram obrigados a colocar opções de pesquisa de imagens de acordo com o tipo de licença ou de utilização.

Filtrar imagens no Google com base no tipo de licença.

Portanto, agora, sempre que procurares uma imagem tenta utilizar as várias opções. Acredita, vais ficar um pouco, ou muito, desiludido(a). O número de imagens disponíveis baixa drasticamente!

Portanto, percebemos que há uma grande parte das imagens que estão protegidas pelos Direitos de Autor. E acredita, os mecanismos de monitorização e verificação da violação estão a ser cada vez mais eficazes, por isso, se prevaricas com muita frequência, algum dia poderás receber algum tipo de notificação pouco agradável.

Direitos de Autor e Tipos de Licenças

O Direito de Autor e Direitos Conexos são um conjunto de normas criadas para proteger obras originais, dos domínios literário, científico e artístico, com o objetivo de garantir que os autores, intérpretes e executantes sejam reconhecidos e recompensados pelo seu trabalho de criação, interpretação ou execução..

Fonte: Brain Ideias – DecoJovem – https://decojovem.pt/iniciativa/brainideas

Quando se fala em direitos de autor nas imagens online, existem várias formas para a sua classificação:

  • Copyright – É uma das classificações mais utilizadas nas imagens, e significa que todos os direitos estão reservados. Assim. existe a necessidade de uma autorização prévia para a sua utilização.
  • Copyleft – São imagens que podem ser utilizadas, desde que não o sejam para fins comerciais.
  • Royalt Free – São imagens que podem ser utilizadas desde que seja adquirida previamente uma licença de utilização
  • Rights managed – Trata-se de uma licença de utilização restritiva, em que mesmo depois de se pagar pela mesma, existem várias regras que têm de ser cumpridas para a sua utilização
  • Domínio público – São imagens que podem ser utilizadas por qualquer pessoa e em qualquer situação, havendo a aprovação do dono para a sua utilização. Em alguns casos, pode haver a necessidade de indicar os autores da imagem em questão.”

Fonte: excerto retirado do site https://www.findup.pt, no artigo “Imagens online e os direitos de autor – Quais as consequências?” (18/02/2019)

Creative Commons

Com o objetivo de proteger os autores de imagens (e outros documentos), existem algumas entidades que providenciam de uma forma rápida e simples o licenciamento. Uma das mais conhecidas é a Creative Commons, que disponibiliza um conjunto diversificado de licenças de utilização. Esta atribuição em formato visual simplifica a identificação do licenciamento associado às imagens. A missão da CC é simplificar a partilha de conteúdos na Internet.

Consulta os tipos de licenças CC: https://creativecommons.org/share-your-work/licensing-types-examples/

E lembra-te, se costumas publicar ou disponibilizar em papel documentos criados por ti, podes (e deves) associar a esses documentos uma licença CC com as condições que consideras importantes em cada um desses trabalhos.

Quando puderes, repara no rodapé deste blogue. Está disponível o tipo de utilização que eu defini para os conteúdos que publico por aqui.


https://creativecommons.org/share-your-work/

Existem alternativas às imagens que encontramos nos motores de busca?

Neste caso, a notícia é boa! Claro que há!

Então, para que utilizes imagens com total segurança, podes escolher uma das seguintes opções:

  • Na maior parte dos casos (convém verificar as regras de utilização nos sites) os problemas de utilização resolvem-se com a indicação do local e autor da imagem, nomeadamente a colocação do link de onde ela foi retirada. Existem regras para fazer estas referências.
  • Cria as tuas próprias imagens. Neste caso, exploras o sentido criador em 2 vertentes, na criação do conteúdo e das próprias imagens. Neste caso (com exceções nas imagens de marca registada) deixas de ter qualquer tipo de preocupações.
  • Através dos motores de busca (é importante diversificar), podes pesquisar imagens que cumpram os requisitos de licenciamento. Deves utilizar imagens que sejam de Domínio Público ou qualquer outro tipo de licença Creative Commons.
  • Em Bancos de Imagens Gratuitas (já a seguir).

Com o objetivo de proteger os produtores de conteúdos e outros utilizadores habituais de imagens digitais (mas também com fins comerciais), várias foram as plataformas que criaram Bancos de Imagens de utilização e acesso livre. Apesar de ser possível a assinatura paga nestes sítios, a quantidade de imagens existente é mais do que suficiente para o comum utilizador. Naturalmente que o número cresce exponencialmente nos planos Premium.

Acredita, são muitos os espaços que disponibilizam imagens de grande qualidade, com alta definição e que ilustram os teus documentos da melhor forma. E ainda por cima, com respeito pelos Direitos do Autor.

Fiz uma seleção de 9 espaços online com milhares de imagens, alguns deles com referências a temas na área da educação:

Para concluir, uma dica:

Na pesquisa de imagens as palavras-chave são fundamentais para conseguires encontrar “aquela” imagem. Antes da pesquisa é importante ter uma lista de termos, de preferência em várias línguas (pelo menos, português e inglês).

Boas pesquisas!

Algumas das Imagens do artigo (originais e adaptadas) foram retiradas do site PickWizard, Creative Commons e de Pexels, com utilização de acordo com as licenças disponibilizadas.

Tags : Direitos de AutorImagens

Leave a Response