Aplicações – 15 Sugestões para iniciantes (e não só)
No passado dia 30 de abril dinamizei um Webinar junto dos meus colegas do Agrupamento e de alguns convidados. Foram 2 horas de conteúdos, interatividade e esclarecimento de dúvidas, sempre com pelo menos 60 participantes, número fantástico para uma altura de múltiplas ocupações e tarefas (aparentemente) infindáveis!
A temática principal deste Webinar foi “Aplicações no apoio ao trabalho dos professores”, dentro da qual tentei centrar-me num tópico que considero muito importante: Interatividade.
Neste evento comecei por elencar um conjunto de considerações importantes para quem é iniciante na utilização de aplicações no contexto das suas atividades letivas. Optei por incluir estas indicações introdutórias para que os(as) colegas recém-chegados(as) às Tecnologias Educativas não fiquem ansiosos ou deprimidos no momento em que tenham dificuldades, quando utilizam as aplicações de formas menos corretas ou aplicações menos apropriadas para as funções desejadas.
À beira de um ataque de nervos
Este tempo de ensino e apoio aos alunos a partir de casa está a deixar muitos professores à beira de um ataque de pânico e alguns com alguns sintomas de Burnout, tal não é a quantidade de tarefas que lhes são solicitadas.
Por isso, creio que existem algumas questões importantes que podem contribuir para diminuir a sensação de sobrecarga. Existem também alguns pré-requisitos para quem trabalha com Tecnologias Educativas, que fazem toda a diferença na forma como as aplicam diariamente e, principalmente, que permitem a compreensão dos processos de automatização de algumas tarefas, retirando algum peso ao trabalho do professor.
Por vezes, parece fácil a escolha e implementação de uma aplicação. No entanto, no meu ponto de vista, é importante entender que estas competências não podem ser adquiridas de forma imediata, requerem tempo e muita prática.
De qualquer modo, entendo que esta época gerou necessidades que são impulsionadoras muito poderosas num processo de aprendizagem.
Partilho convosco a primeira parte do Webinar, na qual abordo e apresento uma seleção de dicas e pistas:
- O Equilíbrio entre o Analógico e o Digital;
- A importância de diversificar as aplicações solicitadas na apresentação de produtos criados pelos Alunos;
- As aplicações são importantes para Professores e para Alunos
- É fundamental conhecer a lógica de funcionamento de cada aplicação;
- Utilizar as ferramentas corretas para a finalidade desejada;
- Conhecer as Competências Digitais do Professor do Séc. XXI;
- Ter cuidado com o Excesso de Informação;
- Ter mentalidade digital;
- Não ter receios de Testar;
- Desenvolver Autonomia Digital;
- Reconhecer a importância da Aprendizagem ao longo da vida;
- Escolha consciente e organizada de aplicações;
- Criar uma lista organizada das aplicações necessárias;
- Reconhecer que é impossível trabalhar com todas as aplicações;
- Utilizar o Ciclo da experiência: Conhecer, Criar, implementar, testar, avaliar, reformular;
Sugestões e indicações muito diversas, mas que podem ser úteis para quem está a iniciar-se nesta aventura digital, mas também para quem tem, por vezes, a sensação de estar assoberbado de trabalho!
Boas Aplicações!
Créditos da Imagem de destaque
Imagem de Monoar Rahman Rony por Pixabay