close
CriarLiteracia DigitalPartilhar

O que podemos fazer com um ficheiro PDF?

O nosso contacto com os ficheiros em formato PDF (Portable Document Format) é diário. Arrisco-me a dizer que poderá ser um dos formatos de ficheiros mais utilizados no mundo digital. Na sua génese, o objetivo do PDF seria a criação de um tipo de ficheiro universal que permitisse exibir o conteúdo dos ficheiros mesmo sem ter os programas instalados, e que fosse compatível com qualquer sistema operativo. Rapidamente se tornou num formato padrão reconhecido e mantido pela International Organization of Standardization (ISO).

Com a evolução natural, neste momento os ficheiros PDF possibilitam a integração de elementos multimédia interativos, com a exclusiva necessidade de instalação de um leitor gratuito o Acrobat Reader.

Apesar de este formato nos oferecer uma algumas vantagens, por vezes temos dificuldade na sua reutilização, adaptação ou modificação (nos ficheiros que disponibilizam essa possibilidade legal).

Recentemente conheci a aplicação CleverPDF que oferece 27 maneiras de trabalhar com PDFs em outros formatos.

Imagem da plataforma CleverPDF

A CleverPDF é um serviço gratuito que qualquer pessoa pode usar para converter um ficheiro PDF num documento Word, Pages, ePub, ou outros.

E estas são apenas algumas das opções incluídas nesta oferta gratuita da CleverPDF. O serviço pode ser utilizado para criar Slides PowerPoint ou Keynote, imagens, números e ficheiros Excel.

Para além de transformar os PDFs existentes em outros formatos, a aplicação CleverPDF também pode ser usada para converter outros ficheiros em PDFs. Por exemplo, pode usar para criar PDFs a partir do Word, PowerPoint, Excel e imagens.

E se já tem um PDF, mas precisa modificá-lo, a CleverPDF também tem ferramentas para isso. Poderás combinar, dividir ou reorganizar PDFs, aplicar marcas de água ou encriptar os teus documentos PDF. Sem dúvida, um manancial de utilidades.

Apesar de existirem várias opções online, testei esta aplicação e o resultado foi muito bom. Já usei para converter os meus PDFs em documentos word. O processo foi rápido e fácil, e o resultado impecável. Não fiquei com um documento cheio de imagens ou caixas de texto, apenas texto corrido e com pouquíssimos erros.

Para utilizar não é necessário realizar um registo, nem tão pouco associar o meu email no momento da conversão e/ou para descarregar o documento Word.

Na educação, tal como em outras áreas, a CleverPDF pode ser útil para aplicar marcas de água, para elaborar documentos que pretendes enviar aos colegas para revisão, e também pode ser uma boa escolha quando precisa converter um PDF num formato editável.

Fica a Dica!

Testa e verifica a utilidade!

Créditos da imagem de destaque

https://www.e-konomista.pt/

Tags : converterLiteracia Digitalpartilharpdf

Leave a Response