close
Adobe SparksApresentarCriarPartilhar

MIXKIT – Música e Vídeo para Projetos Multimédia

O Vídeo já foi tema de vários artigos aqui no blogue. Penso que é consensual a ideia de que o vídeo pode ser um excelente meio de conseguir envolver os alunos em temas disciplinares, nas aprendizagens. Dependerá sempre do conteúdo, da forma e da qualidade.

Mas é certo que os atuais alunos têm uma ligação muito forte com o vídeo, nas suas mais diversas variantes.

É importante também referir que os alunos não devem ser apenas utilizadores passivos/consumidores de vídeos, mesmo em contexto escolar.

Este recursos pode ser utilizado de forma interativa, como refiro no artigo “5 ferramentas para criar vídeos interativos”, mas também como produto final criado pelos alunos. Para além da aprendizagem dos conteúdos a utilizar na criação, a produção de vídeo implica o desenvolvimento de um conjunto variado de competências digitais associadas a estas ferramentas. Sem falar do trabalho de equipa que pode ser estimulado neste tipo de tarefa.

A criação de vídeos está associada, quase sempre, à utilização de músicas e de filmagens, que podem ser realizadas por professores ou alunos ou a partir de recursos já existentes. Neste último caso, é importante educar e sensibilizar os alunos para a utilização de documentos que respeitem as licenças de utilização e os direitos de autor.

Imagem de mohamed Hassan por Pixabay

No meu ponto de vista, atualmente existe uma preocupação crescente com os direitos de autor. Os sistemas estão a ser cada vez mais seguros e a educação para a cidadania digital tem de começar a ter reflexos.

O nosso papel enquanto professores e educadores é muito importante.

Portanto, quando utilizamos imagens, vídeos e sons/músicas devemos ter em atenção ao tipo de licença de utilização. Existem muitas plataformas que fazem seleções e disponibilizam estes documentos de forma aberta, respeitando todos os autores. São exemplo disso: Pexels, Pixabay, Canva, AdobeSparks, entre muitos outros.

Recentemente descobri o Mixkit, um site que disponibiliza gratuitamente centenas de arquivos de música e vídeos que podem ser transferidos para serem utilizados em projetos multimédia não comerciais, nomeadamente em contextos educativos. Essa referência é feita nos termos da licença de utilização, o que é excelente para todo o trabalho com vídeo realizado nas escolas.

Exemplo de um clip de vídeo do Mixkit

Os termos da licença para os utilizadores no Mixkit são claros quanto à utilização e referência. Podemos transferir vídeos e arquivos de áudio para reutilizar e alterar, sem necessidade de atribuição de créditos, contudo, agradecem se o fizermos.

Para encontrar os vídeos e músicas no Mixkit é possível fazer pesquisa por palavras-chave, escolher por categorias, ou simplesmente navegando pelas galerias, onde podemos ver ou ouvir o conteúdo.

Os vídeos disponibilizados nesta plataforma pertencem a uma categoria chamada “B-Roll” (rolo B), uma espécie de filmagens alternativas, suplementares a uma produção principal. Por outras palavras, tratam-se de vídeos que não irão ser encontrados em outros locais (Youtube, televisão, cinema,…).

Ao nível das músicas, também não serão encontrados os últimos sucessos da pop, o MixKit disponibiliza, basicamente, música instrumental que pode ser usada como fundo (background music) num vídeo ou até num áudio (podcast).

Partilhar com os alunos

O MixKit pode ser um excelente recurso para partilhar com os teus alunos. Se tens uma sala de aula digital, blogue, website, ou aplicações Bookmark (Favoritos) então adiciona este espaço para que eles possam utilizar sempre que precisarem de músicas ou vídeos para utilizar nos seus próprios projetos de vídeo, podcast ou apresentações com utilização de elementos multimédia.

Foto de Tatiana Syrikova no Pexels

No âmbito disciplinar ou de um projeto específico, a fim de evitar tempo de pesquisa, também poderás fazer o donwload dos vídeos necessários e organizar uma galeria específica na Google Drive (por exemplo), que partilharás com os alunos.

Para utilizadores mais avançados, para além destes recursos, o Mixkit também disponibiliza projetos de vídeo para a aplicação Adobe Premier Pro, totalmente prontos para utilização, com efeitos adicionais totalmente configurados e gratuitos.

Aproveita estas Excelentes Ofertas!

E boas produções.

Créditos da imagem de destaque

Foto de Gustavo Fring no Pexels

Tags : MultimédiaMultimédia apresentaçõesMúsicapartilharVídeo

Leave a Response