close
AvaliarCriarPartilhar

KUBBU – Criar jogos educativos online

Nesta época estranha (COVID-19), a necessidade de diversificar o formato dos conteúdos e atividades para os alunos leva-nos à descoberta de novas aplicações. No meu caso, também é importante fazer essa seleção e aplicar algum tipo de curadoria para que seja possível, posteriormente, partilhar com os meus colegas na escola e com o mundo, através do meu blogue.

Apesar de já existirem vários locais onde essa abordagem é feita, aqui trago apenas o meu ponto de vista.

A ferramenta de hoje integra-se numa seleção de aplicações (ver artigo – Educaplay) que permitem Criar Jogos Educativos online.

O Kubbu permite, de uma forma simples, a criação de questionários online e vários tipos de jogos, facilmente adaptáveis aos conteúdos disciplinares e ao nível etário dos alunos.

Podem ser criadas atividades de Correspondência, Classificação, Palavras Cruzadas e vários tipos de Quiz. Estas atividades são armazenadas durante 30 dias e também podem ser imprimidas.

Existem várias possibilidades de configuração das perguntas, como o controlo de tempo, feedback de respostas corretas e incorretas, ordem aleatória das respostas, nível de dificuldade, entre outras.

No seguimento da lógica da aplicação, poderás utilizá-la seguindo os 4 passos básicos:

Passo 1 – Fazer o registo gratuito como professor

Passo 2 – Criar os jogos/atividades

Passo 3 – Disponibilizá-los aos alunos/turmas

Passo 4 – Ver e Analisar os resultados

Eu acrescentaria um 5º passo intermédio que é a criação das contas dos alunos e configuração das turmas, se quisermos ter acesso aos resultados individuais para efeitos de avaliação (formativa ou sumativa).

Se quisermos apenas disponibilizar as atividades para utilização autónoma sem necessidade de registo de desempenho, então podemos disponibilizar apenas o link partilhado.

O Kubbu é gratuito para professores, embora esteja limitado ao trabalho com 30 alunos e 15 atividades simultâneas (por alturas do COVID-19 a opção PRO é gratuita e está disponível para 200 alunos e 200 atividades). A opção PRO tem um custo anual de aproximadamente 31 €  (35 dólares).

Com uma interface suportada pelo Flash, visualmente pobre, o Kubbu parece-me uma aplicação simples e funcional, apesar de ser um pouco mais complexa e demorada na criação e configuração das atividades, comparativamente com outras aplicações similares. Apresenta uma tarefa extra para o professor: a criação das contas dos alunos. Apesar de elevar o nível de segurança, torna-se uma tarefa ingrata para quem tem muitos alunos.

Através de pesquisa por temas/categorias ou por palavras-chave, podemos ter ver e utilizar jogos e atividades criados e partilhados por outros utilizadores.

Vale a pena experimentar!

Créditos da imagem em destaque

Imagem de Mircea Iancu por Pixabay

Tags : jogos educativosjogos pedagógicoskubbupartilhar

Leave a Response