close
Avaliar

O que é o Kahoot! ?

Transformar a avaliação num jogo?

De tempos apercebemo-nos de que aparecem algumas aplicações que têm mais sucesso do que outras. Esse sucesso deve-se a vários fatores, nomeadamente à sua qualidade, naturalmente, mas também à difusão que é dada nas várias entidades de formação, online e offline.

O Kahoot!, acredita, é uma dessas ferramentas. Serão poucos professores que ainda não terão tido qualquer contacto com esta aplicação.

Trata-se de uma plataforma com a versão gratuita para a Educação que é totalmente funcional. Contudo, as versões Plus ou Pro trazem bastantes vantagens para quem está interessado em aplicar de forma consistente nas suas atividades letivas (o valor é relativamente baixo, aproximadamente 10€/ano na versão Plus! e 30 €/ano na versão Pro).

O Kahoot! permite criar, aplicar e partilhar os resultados de questionários (Quiz ou Survey) em sala de aula ou como complemento ao trabalho realizado. A aplicação de questionários pode ter vários objetivos, que poderão, ou não, incluir algum tipo de competição.

Os questionários podem ser usados como:

  • Ferramenta de avaliação/Revisão de Conteúdos;
  • Levantamento de opinião, recolhendo tópicos para debate;
  • Avaliação formativa (com recolha de dados para uma folha de cálculo);
  • Ferramenta de inquérito.
  • etc.

Com criatividade e estratégia, a utilização de uma ferramenta deste género poderá ter alguns reflexos na motivação e envolvimento dos alunos. Pode-se considerar como uma ferramenta de rentabilização dos telemóveis em sala de aula (ou fora dela).

Para criar e lançar um kahoot é necessário efetuar um registo em https://create.kahoot.it/. Para responder a um kahoot não será necessário qualquer registo, bastando introduzir um Game Pin em https://kahoot.it/ ou na app Kahoot!.

Prepara um questionário em casa e testa-o em sala de aula, mas sê criativo, não estragues a potencialidade das ferramentas, por favor! Tecnologias novas exigem novas estratégias e novas metodologias na abordagem.

Tags : ferramentasinteratividadekahootTelemóvel

Leave a Response