close
AvaliarCriarGoogle Tools

Formulários Google e Códigos QR

Hoje o artigo é rápido e simples. Duas funcionalidades distintas que podem funcionar em conjunto.

Por vezes costumo utilizar os códigos QR para disponibilizar ligações a apresentações, formulários, atividades com os alunos. É uma ação muito simples, mas que pode parecer difícil para quem não conhece os procedimentos.

Nota: Se não estás muito confortável com este conceito de QR Code, deves dar uma vista de olhos neste artigo “Tudo sobre QR Codes” (NoseQRet).

Como sou um utilizador habitual das ferramentas Google, o exemplo que trago utiliza os Formulários da Google, aplicação que nos possibilita a recolha de dados e análise estatística de forma muito simples e automatizada.

Na escola pode ser utilizada como uma ferramenta de avaliação e/ou autoavaliação e de recolha de opiniões. Pode também servir para criar um sistema de envior de tickets para solicitar ajuda/apoio num determinado assunto/tema, avaliação de uma Visita de Estudo/Atividade entre muitas outras finalidades.

Portanto, se esta (ou outra) ferramenta de recolha de dados é utilizada com muita frequência, e sabendo que os telemóveis são um equipamento de utilização crescente que devemos rentabilizar da melhor forma, então podemos criar um sistema de leitura rápida e simples para o acesso aos formulários.

Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Os códigos QR podem ser uma solução.

Porquê?

Os formulários online, nomeadamente os da Google, têm endereços longos e complexos, pelo que se torna difícil que os alunos leiam e digitem todo o endereço corretamente. Não é impossível, mas é uma tarefa demorada e muito suscetível a erros. Mesmo que se utilizem os encurtadores de URL (bitly.com, shorturl.at ou outros), a quantidade de carateres simples e especiais não facilitam a cópia do link para um dispositivo (PC, Tablet ou Computador).

A forma mais rápida para encurtar um link (independentemente da sua extensão) é utilizar a sua ligação a um código QR.

Desta forma, os alunos podem digitalizar o código com a câmara do telemóvel/tablet através de uma aplicação, sendo direccionados diretamente para o formulário.

NOTA: para instalar um leitor de Códigos QR (se não tiverem um instalado no dispositivo) devem fazer uma pesquisa por Leitores de códigos QR na AppStore (Android ou Apple). Há inúmeras aplicações de qualidade. Sugestão – I-nigma

Como vincular formulários do Google a códigos QR

Esta deve ser a maior dúvida para quem nunca realizou esta associação. Mas, depois de aprender, irá perceber que é muito simples.

Para realizar esta tarefa trago um pequeno tutorial com o passo-a-passo com os procedimentos.

Depois de criar e configurar corretamente o formulário da Google, deverás seguir as seguintes instruções:

1º Passo – Copiar o link do formulário

Ou através da opção Enviar Formulário:

Passo 2 – Associar o Link a um QR Code.

Para gerar um código QR existem várias hipóteses gratuitas online. Neste exemplo utilizei o site The QR-Code Generator.

Depois de ter a imagem com o código gerado, aos alunos bastará digitalizá-lo com uma aplicação.

Passo 3 – Disponibilizar o Código para os alunos (digital/analógico)

Podes imprimir o código e:

  • distribui-lo a cada aluno;
  • afixar uma página onde os alunos possam fazer a leitura

Em formato digital, entre várias opções, poderás:

  • disponibilizar o código numa apresentação;
  • enviar por email;
  • partilhar num blogue;
  • partilhar numa plataforma de apoio à aprendizagem (Moodle, Google Classroom, Edmodo, etc…).

A ligação ao formulário é apenas uma sugestão. Essas ligações podem ser feitas a apresentações, websites, vídeos, fichas de leitura, entre uma infinidade de opções.

É importante utilizar as ferramentas com criatividade mas, para tal, é fundamental entender como funcionam e as suas potencialidades.

Os exemplos criativos abundam na rede!

Boas Pesquisas!

Créditos da Imagem de Destaque deste artigo

Imagem de Alexas_Fotos por Pixabay

Tags : FormuláriosgoogleGoogle FormsQR Code

Leave a Response