fbpx
close
CriarApresentarPartilhar

Uma forma diferente de Apresentar Trabalhos – Exposição Virtual – ArtSteps

A apresentação de trabalhos dos alunos enquanto estratégia de valorização e exposição a uma comunidade sempre foi uma prática corrente nas escolas.

Apesar disso, esta exposição é, quase sempre, muito limitada no espaço e no tempo. Normalmente, as exposições estão patentes num espaço interno da escola, durante um período curto de tempo e destinada a um conjunto limitado de pessoas.

Por outro lado, a presença dos Pais e Encarregados de Educação nas escolas, enquanto parceiros no percurso de aprendizagem dos educandos é sempre uma tarefa árdua. Por diversos motivos, os Pais começam por tentar acompanhar esse percurso nos primeiros anos escolares, mas esse suporte perde-se bastante ao longo dos ciclos.

E, no que se refere à sua presença nas exposições/apresentações de trabalhos, essa presença é mesmo muito reduzida.

É importante, por isso, encontrar algumas alternativas que permitam um acompanhamento mais próximo, ainda que não seja possível a presença física dos Pais e Encarregados de Educação.

Para isso, as escolas a avançar na utilização de plataformas de apoio à aprendizagem, que permitem melhorar essa interação. Vão surgindo também várias aplicações que têm a função de simplificar este processo de exposição e apresentação de produtos digitais ou digitalizados.

Uma dessas ferramentas, que conheci durante este ano, é o ArtSteps.

O que faz o ArtSteps?

O ArtSteps é um aplicativo baseado na web, que funciona totalmente no browser, que permite criar galerias de arte visuais em espaços 3D realistas. Foi criado como um espaço para artistas e entusiastas de arte, com a possibilidade de criar os seus próprios espaços virtuais para apresentar e divulgar os seus projetos.

ArtSteps
Fonte: https://www.sfreporter.com/

Como funciona o ArtSteps?

O ArtSteps permite a modelagem de exposições virtuais que podem incluir trabalhos bidimensionais (pinturas, desenhos, fotos, cartazes, etc…), objetos tridimensionais (esculturas, objetos, instalações, etc…) e também stream de vídeos.

A aplicação funciona, como referi, totalmente no browser, local onde podemos criar visitas simples, onde o utilizador escolhe livremente com vai ser a sua visita no espaço, ou visitas guiadas, onde o autor define um percurso sequencial lógico.

As visitas criadas no ArtSteps podem ser visualizadas num computador ou diretamente num smartphone/iPhone/tablet/iPad através da sua aplicação (Android e iOS) ou em interação com óculos de Realidade Virtual, permitindo uma visita mais imersiva.

Exposição Virtual
Imagem de dlohner por Pixabay

No processo de criação, dependendo do tipo de visita que queremos criar, existem alguns passos simples que devem ser seguidos:

  1. Definir o espaço (Em Branco ou Modelo)
  2. Desenhar o espaço (se for em Branco)
  3. Adicionar os trabalhos
  4. Planificar a Visita Guiada (Opcional)
  5. Publicar (e Partilhar) a Visita

As exposições, depois de criadas no site ArtSeps, podem ser incorporadas nas páginas web, sites, blogues ou plataformas de apoio à aprendizagem. É possível utilizar as ferramentas de avaliação, e as visitas podem ser partilhadas em posts das Redes Sociais (Facebook, Linkedin, Pinterest e Twitter).

Um exemplo – Exposição de trabalhos sobre Tartarugas Marinhas:

A lógica de funcionamento.

Esta aplicação foi selecionada pelos formandos da Academia Digital Educatech no mês de setembro de 2020. Neste mês trabalhámos todas as ferramentas para criar uma visita virtual. Numa das primeiras sessões falei um pouco sobre a lógica de funcionamento do ArtSteps, mostrei exemplos para cada tipo de visita e apresentei algumas possibilidades de produtos. Disponibilizo esse vídeo aqui no blogue:

Se tiveres alguma curiosidade sobre o que fazemos na Academia Digital Educatech, podes aceder a este website: https://academiadigitaleducatech.vipmembervault.com/

Entrar na Lista de Espera

Boas Exposições.

Uma abraço virtual!

Créditos da imagem de destaque

Foto de Matheus Viana no Pexels

Tags : Exposição

Leave a Response