fbpx
close
CriarLiteracia DigitalPartilhar

Criar, Alojar E Partilhar Podcasts De Forma Totalmente Gratuita

Nos últimos tempos, por razões muito diversas, os Podcasts têm feito parte das minhas rotinas. No meu ponto de vista, há uma característica que os torna tão importantes: a portabilidade. No artigo de hoje, trago este tema, e faço uma breve associação à sua aplicabilidade na Educação.

O que são Podcasts?

Os Podcasts são ficheiros de áudio que podem ser reproduzidos online através de streaming, ou através de download e reprodução num dispositivo qualquer (computador, smartphone ou tablet).

O formato final é muito semelhante a um programa de rádio. Podem ser Podcasts simples, ou organizados em séries com episódios, onde os temas podem ser muito diversificados (política, desporto, marketing, sexualidade, advocacia, limpezas,… e educação). Os podcasts poderão ser encontrados online, em sites específicos ou através de aplicações que organizam e disponibilizam podcasts por categorias ou temas, disponibilizadas em sistemas Android e IOS.

pexels vlad bagacian 1337753
Foto de Vlad Bagacian no Pexels

Nesta pequena investigação, descobri que o termo podcast surge no início do milénio, na altura de grande expansão do formato mp3 e tem origem na junção de duas palavras “iPOD” (o equipamento de reprodução de áudio da Apple) e BroadCAST (transmissão, difusão, em inglês).

Atualmente, na era do streaming e com a popularização das plataformas digitais, é fácil perceber que a acessibilidade aos conteúdos melhorou bastante, tornando os podcasts disponíveis a qualquer momento. Com a portabilidade dos equipamentos, e com os sistemas de transmissão por Bluetooth, por exemplo, tornou-se fácil acompanhar os programas de áudio em qualquer local.

Os 100 podcasts mais populares no momento (07/10/2020)

E qual pode ser a utilidade na Educação?

Atendendo ao facto de os alunos com quem trabalhamos nas escolas serem nativos digitais, é fácil perceber que (também) o áudio digital é muito utilizado por eles. São muitos os que utilizam as gravações de áudio para comunicar, em vez do texto, nomeadamente através do WhatsApp. Para além disso, muitos são os jovens que são “consumidores” de séries de Podcasts sobre os mais variados temas. Também é habitual termos alunos a gravar (de forma legal, ou ilícita) algumas aulas para poderem voltar a ouvir.

É importante referir que há uma oportunidade de aproveitar esta hipótese de utilizar o áudio em prol das aprendizagens e do desenvolvimento de competências.

Para começar, uma forma simples de utilização deste recurso poderá ser a criação e partilha de conteúdos da disciplina gravados pelo professor e disponibilizados aos alunos, evitando assim as ilegalidades. O professor pode também pesquisar e sugerir podcasts de qualidade, no âmbito de várias temáticas. Para esta utilização ser mais generalizada é importante realizar um trabalho de divulgação e sensibilização para o formato.

pexels christina morillo 1181248
Foto de Christina Morillo no Pexels

Os Podcasts também podem ser utilizados pelos alunos, individualmente ou em grupo, para treinar a oralidade, tanto na Língua Portuguesa como na Língua Estrangeira.

Naturalmente, podem ser muito importantes para estudantes invisuais, e também para os alunos com Dificuldades de Aprendizagem ou Necessidades Educativas Especiais.

A utilização de ficheiros áudio contribui para a exploração do sentido auditivo e dos sons que compõem o mundo. Pode também constituir um veículo de reflexão sobre determinado processo de aprendizagem ao mesmo tempo que gera um aprofundamento de conhecimentos relacionados com a apresentação de conteúdos de forma estruturada.

Lidia  – Literacia Digital de Adultos –  http://aprendercomtecnologias.ie.ulisboa.pt/)

A criação de Podcasts Temáticos pode ser uma Excelente forma de estimular a Opinião Crítica sobre assuntos atuais e/ou polémicos e, também, para desenvolver Competências Digitais nesta área específica, na produção e na publicação e partilha.

A produção de Podcasts pode ajudar os alunos a sintetizar ideias, a elaborar conhecimento, a comunicar de forma crítica e, em alguns casos, a estimular o trabalho de equipa e de colaboração.

Como criar e publicar Podcasts?

Com a massificação dos equipamentos móveis e com a crescente qualidade dos seus componentes, gravar áudio é uma tarefa cada vez mais simples. Neste momento, fazer uma gravação não exige uma mesa de mistura, um microfone externo, nem tão pouco gravadores caros. Todos os smartphones/iphones têm essa funcionalidade. Portanto, professores e alunos podem criar Podcasts de forma relativamente fácil.

microphone 2469297 1280
Imagem de Csaba Nagy por Pixabay

A edição mais avançada pode ser uma mais-valia para a qualidade dos Podcasts, contudo não é uma condição obrigatória. De qualquer forma, realizar algumas correções no som e incluir música e sons poderá tornar um podcast bem mais interessante. Para isso, é necessário utilizar uma aplicação que permita incluir vários elementos de som para compor a gravação. São várias as hipóteses, mas uma das mais utilizadas é OpenSource e é totalmente gratuita – Audacity.

Guião de utilização Audacity – ERTE

Criar e Partilhar online – Anchor.fm

São vários os exemplos de espaços online onde é possível a criação e partilha de podcasts. De entre as várias opções, trago o Anchor.fm que permite criar, alojar e partilhar de forma totalmente gratuita, por enquanto, sem limitações. A maior parte das aplicações online “oferecem” entre 3 e 6 horas de gravações na sua versão grátis. Por isso, esta parece-me uma boa solução.

O Anchor.fm permite:

  • Gravar o Podcast ou fazer o Upload do ficheiro de áudio;
  • Cortar partes do áudio gravado;
  • Criar uma estrutura de cada episódio;
  • Adicionar uma música de fundo e transições de áudio.
  • Publicar e partilhar o Podcast

 Esta aplicação pode ser utilizada diretamente no browser, em qualquer computador, ou através dos equipamentos móveis (Smartphone/Iphones e tablets/Ipads), compatível com os sistemas Android e IOS.

Para os mais avançados, é importante perceber que os Podcasts são, também, uma forma de produção de conteúdos que poderão ser rentabilizados online.

Principais Ações no Anchor.fm:

Criar Conta

Para ter uma conta no Anchor.fm poderás realizar uma das seguintes opções:

  1. Fazer diretamente o login através de ligação à conta de email ou do Facebook, Twitter ou Apple.
Ima 1 Contas

2. Criar conta através do processo manual. Para tal basta preencher os campos obrigatórios: Nome, email e password. Depois é só confirmar a conta no email que é enviado automaticamente.

Ima 2 Conta manual

Também é possível fazer a importação de podcasts alojados em outros servidores.

Criar Podcast

Este é o procedimento de criação de um espaço onde vamos colocar os nossos episódios. Para concluir este processo deveremos preencher os seguintes campos: Nome, Descrição, Capa, Tema/Categoria, Língua do Podcast e mais algumas definições associadas ao nosso perfil, nomeadamente a ligação às nossas redes sociais.

Ima 3Configurar Podcast

Criar Episódios

1 – Criar um Episódio

Para começar devemos clicar no botão

ima 4 Novo

2 – Adicionar conteúdo:

A – Gravar diretamente na aplicação (exigem microfone, do portátil ou smartphone/iphone)

B – E/Ou carregar o ficheiro com a gravação (MP3 ou outro)

Ima 4 b novo audio

3 – Organizar sequência do Episódio (Gravação áudio e Transições).

Neste passo podemos escolher os ficheiros de áudio, ordená-los de acordo com a sequência desejada e adicionar pequenos separadores musicais, por exemplo, para separar os temas do Podcast.

ima 5 Organizar

4 – Adicionar uma música de fundo na gravação (se esse for a intenção)

Se desejarmos que a nossa gravação tenha uma música de fundo, podemos escolher de entre as opções disponibilizadas pelo Anchor.fm, organizadas tematicamente.

Ima6 BackMusic
Ima7 Escolha da musica

Esta música poderá ser sempre alterada, se assim desejarmos.

Podemos também escutar como está a ficar o nosso episódio do Podcast

Ima8 Preview

Guardar e Publicar

Quando guardamos pela primeira vez o episódio, é preciso e importante preencher um conjunto de campos: Nome, Descrição, Data para publicação, Tipo de Episódio, Tipo de Conteúdo, Série e número de episódio e a Capa do Episódio. Estas informações poderão ser alteradas ou atualizadas em qualquer momento.

Ima9 Save Changes

Para que o Podcast fique disponível, é necessário Publicá-lo.

Ima10 Publicar 1

Podemos partilhar os nossos episódios diretamente no Facebook ou Twitter, através de Link ou código HTML para Incorporar.

IMa11 Partilhar

Para além de alguns detalhes mais avançados, como a partilha dos Podcasts noutras aplicações, podemos também ter acesso à nossa página Anchor.fm aqui:

Ima12 Pagina

Depois destes comandos com instruções, agora é só experimentar para poderes testar e trabalhar com os alunos.

No final, deixo-vos este artigo em Podcast. Uma experiência com o Anchor.

Bom trabalho!

Créditos da Imagem de Destaque

Foto de Mingyue H no Pexels

Tags : gravaçãoSmartphone

Leave a Response