close
ComunicarCriarGoogle ToolsPartilhar

Uma sala na nuvem – Google Classroom

Em pleno século XXI, onde os alunos são todos nativos digitais, importa entender que há muitas rotinas diferentes das que estávamos tão habituados desde os tempos do nosso percurso escolar enquanto alunos e, posteriormente, no papel de professores. A transição entre séculos trouxe-nos a tecnologia numa perspectiva diferente da que conhecíamos e a evoluir a uma velocidade inimaginável até então.

Imagem de Monoar Rahman Rony por Pixabay

A introdução da interatividade nos meios tecnológicos permitiu que exista uma preocupação dos professores e educadores no formato da utilização da tecnologia pelos mais novos. Sabemos que os equipamentos são quase extensões do seu próprio corpo, eles cresceram com esta tecnologia e estar a retirá-la parece uma tarefa impossível.

O desafio é educar as crianças e jovens para uma utilização mais construtiva e, principalmente, mais ativa.

Antes do lançamento deste blogue pedi a colegas professores(as) que respondessem a um questionário que me orientasse para a criação de conteúdos verdadeiramente úteis. Uma das perguntas colocava-os perante a escolha de 3 ferramentas sobre as quais gostaria de ter mais informações e o resultado apontou para uma das ferramentas gratuitas do Google – o Google Classroom.

O que é o Google Classroom?

O Classroom é um espaço virtual disponibilizado gratuitamente para os seus utilizadores, que tem como principal objetivo possibilitar a criação de um sistema de gestão das aprendizagens online.

A ideia base é tornar o ensino mais produtivo e significativo, simplificando algumas tarefas e a comunicação e estimulando a colaboração. A equipa do Google, experiente na área das tecnologias e dominadora das competências digitais mais relevantes, criou uma ferramenta de utilização intuitiva para simplificar o trabalho dos professores e dos alunos.

Nesta plataforma, os professores podem criar os espaços para as suas turmas, colocar os enunciados das tarefas para os alunos e receber os produtos resultantes, comunicar individualmente ou para o grupo e avaliar os trabalhos entregues. Tudo isto num único espaço.

O Classroom pode ser usado na sala de aula real ou pelos alunos, em qualquer lugar e a qualquer hora.

Para além disso, o Google Classroom está também preparado com mecanismos de acessibilidade para todos os utilizadores, nomeadamente os que são portadores de alguma deficiência.

Quem pode usar o Google Classroom?

De uma forma generalizada, o Google Classroom pode ser utilizado por qualquer pessoa com idade mínima para ter conta Google. Em Portugal, por exemplo, todos os que têm mais de 16 anos (esta idade mínima pode variar de acordo com o país – Consultar lista) que tenha uma conta Google. Para além disso, está disponível para:

Algumas vantagens ou potencialidades!

Imagem de panca okta por Pixabay

De acordo com as informações da equipa Google responsável pela criação deste produto, o GSuite é um conjunto gratuito de recursos e ferramentas de produtividade que inclui email, documentos, armazenamento, Classroom, e muitas outras. O Google Classroom foi criado e desenvolvido de forma colaborativa com professores para ajudá-los a:

  • poupar tempo
  • manter as turmas organizadas
  • e melhorar a comunicação com os alunos.

Tudo isto utilizando um mecanismo muito simples, intuitivo, amigável e gratuito.

Como em qualquer ferramenta, só a devemos utilizar se realmente sentimos que ela nos é útil, quando compreendemos o seu funcionamento ou no momento em que surge como uma necessidade. Criar só porque sim, não me parece que tenha grande impacto.

Ainda que por curiosidade, vale a pena tentar experimentar!

Créditos da imagem de destaque:

Imagem de stokpic por Pixabay

Tags : googleLiteracia DigitalSala de aula digital

Leave a Response