Criar questionários interativos com o Wizer.me
A utilização de questionários nas escolas tornou-se uma tarefa habitual, especialmente depois do primeiro confinamento (2020). De repente, milhares de professores descobriram uma forma simples de criar avaliações de conhecimento automatizadas.
Estes questionários para “testar” conhecimentos são mais uma das formas de digitalização de procedimentos que funcionou de imediato no seio dos professores, por se tratar de um procedimento muito próximo do que se fazia no papel. (tal como aconteceu com o PowerPoint vs Retroprojetor)
São muitas as ferramentas que permitem fazer Quizzes baseados nas típicas respostas múltiplas ou caixas de verificação, grelhas, respostas de desenvolvimento, entre outras.
Na minha opinião, o grande desafio será tentar criar estes questionários com mentalidade digital.
Pergunta 1: de que forma é que podemos criar um questionário que envolva algumas das competências Digitais? É possível fazê-lo?
Claro que sim. O questionário poderá fazer parte de um percurso de aprendizagem, onde os alunos pesquisam, analisam, partilham, colaboram e, em algum/alguns momento(s) poderão ter um questionário para verificar aprendizagens.
Por isso, no meu ponto de vista, os questionários deverão ser utilizados de forma contextualizada num percurso de aprendizagem digital ou híbrido.
Pergunta 2: Então não se devem criar questionários como um formato de teste/mini-teste para avaliar conhecimentos?
Claro que sim, mas, tendencialmente, poderão ter mais efetividade se forem aplicados num percurso aprendizagem (nativo ou híbrido). Não será a fazer igual no digital que vamos obter resultados iguais. A tendência de digitalizar processos é um dos erros mais habituais. As atividades devem ser criadas com adaptação ao mundo digital.
A partir desta problemática, decidi apresentar uma aplicação que permite criar questionários com uma maior diversidade de tipos de pergunta/atividade. Para além das clássicas, é possível criar sopa de letras, preencher espaços, ligar colunas, criar grupos, entre outras opções.
No vídeo que se segue podes ver como é possível criar este tipo de questionários.
Nesta transmissão ao vivo apresento a ferramenta Wizer.me, mostrando os 4 passos para implementar este tipo de questionários.
- Criar
- Previsualizar
- Aplicar
- Avaliar
O Wizer.me, no que se refere à criação das atividades (tipos de questões) funciona em pleno na sua versão gratuita. Naturalmente que não conseguimos explorar todas as ferramentas disponibilizadas, mas podemos criar experiências muito interessantes, especialmente na avaliação formativa.
Tem limitações na captura dos resultados (não permite exportar para uma folha de cálculo), mas penso que vale a pena investir esse tempo na transposição manual, tendo em conta a diversidade dos exercícios que podem ser criados.
Vale a pena experimentar. Boas Experiências.
Abraço virtual.
Créditos da imagem de destaque