fbpx
close
Literacia DigitalApresentarColaborar

2021: Poderá o vídeo Reinventar a Educação?

Há dados estatísticos que mostram a crescente utilização do vídeo nos últimos anos. É fácil perceber o sucesso de plataformas como o Youtube, Vimeo, Khan Academy, entre muitas outras. Qual é a base destes espaços? O vídeo, claro está!

E já perceberam qual é a Rede Social de maior sucesso entre os mais jovens? O Tik Tok. Qual é a base desta plataforma de interação social? Também é o Vídeo.

Importa ainda acrescentar que as plataformas digitais de maior sucesso mundial são a Netflix e HBO (e outras similares), que explora o streaming de um forma comercial muito intensa, também baseadas na lógica do vídeo!

canal no youtube cisco1

Poderá o vídeo Reinventar a Educação?

É, por isto, difícil afastar o vídeo da Escola e da Educação nesta altura da História. No meu ponto de vista, para além de todas as aplicações que possamos utilizar em contexto escolar, o vídeo poderá ser uma ferramenta muito interessante para promover aprendizagens mais consistentes. Para isso é importante entender a lógica e o sucesso da Khan Academy.

Com esse objetivo, decidi partilhar uma TED Talk que assisti há uns tempos atrás. Salman Khan explica como criou a Khan Academy, plataforma com séries de vídeos educativos estruturadas nos currículos completos de Matemática e, atualmente, de outras disciplinas. Reforça a importância dos exercícios interativos, convidando os professores a inverter os roteiros tradicionais de sala de aula, direccionado-os para a metodologia de Sala de Aula Invertida. A notabilidade de Salm Khan permite a entrada de Bill Gates no final da palestra para dar o seu parecer sobre este tema.

Créditos da Imagem de Destaque

Photo by GR Stocks on Unsplash

Tags : Khan AcademyVídeo

Leave a Response