close
CriarApresentarAvaliarNearpod

Telemóvel em Sala de Aula? Nearpod(e) ser uma solução!

Hoje trago-vos uma aplicação ainda pouco conhecida e divulgada – O NEARPOD.

A aplicação Nearpod permite ao professor criar apresentações, partilhar a aula em tempo real, monitorizar os dispositivos dos alunos e receber os relatórios de desempenho.

  Antes de apresentar o Nearpod…

Numa fase em que (ainda) se discute a utilização dos telemóveis e tablets na sala de aula, é importante referir que, para que tal aconteça, é necessário compreender as suas potencialidades. Usar só por usar nunca é uma boa solução. É preciso existir uma estratégia, muito rigor e compromisso por parte dos alunos e, como é natural, ferramentas que valorizem essa utilização.

São muitos os exemplos existentes no mercado. Há alguns que são pagos, e podem ser uma opção para as escolas que tenham essa possibilidade, e há outros que, nas suas versões gratuitas, disponibilizam ferramentas muito úteis e interessantes.

No meu ponto de vista, o mais importante na implementação destas estratégias, é que as aplicações cumpram a maioria dos seguintes requisitos:

  • Possibilidade de utilização de Recursos Multimédia que ilustrem e enriqueçam os conteúdos;
  • Qualidade das apresentações;
  • Ligação efetiva e direta do equipamento do professor com o dos alunos (computador, smartphone/iphone ou tablet);
  • Interação com vários formatos de ficheiros;
  • Simplicidade na criação por parte dos professores;
  • Simplicidade na utilização por parte dos alunos;
  • Interatividade e feedback com os utilizadores;
  • Permitam recolher dados de avaliação;

Atendendo à lista exigente, não existem muitas aplicações que incluam todos estes requisitos. Em muitos casos, é necessário recorrer a mais do que uma, o que torna o trabalho do professor mais complexo e a necessidade de alternar entre aplicações.

Para além disso, são necessários os equipamentos e a ligação estável e com velocidade aceitável para que a implementação não seja uma ilusão.

Em muitas escolas (talvez a maioria) este é um obstáculo evidente. As queixas sobre a falta ou a falha destes recursos são diárias.

Os agrupamentos/escolas não têm capacidade financeira para renovar o parque escolar, para adquirir conjuntos de tablets ou ipads, e muito menos para conseguir que a manutenção dos equipamentos seja feita em tempo útil.

Para a opinião menos informada, é preciso referir que esta manutenção é assegurada muitas vezes por professores (com poucas horas(ou nenhuma) disponibilizadas) ou por empresas que não conseguem estar presentes para resolver os problemas do quotidiano. Os Agrupamentos têm mais de 1000 equipamentos, por isso, necessitam de ter técnicos a tempo inteiro para assegurar o seu bom funcionamento. Comparativamente, há instituições públicas que, com menos equipamentos, têm 4 ou 5 técnicos a tempo integral que asseguram este serviço. Incompreensível.

De qualquer forma, com as condições existentes e com muito esforço de alguns grandes profissionais, há possibilidade de realizar experiências muito interessantes.

Mas afinal o que é o Nearpod???

Uma ferramenta que reúne a maioria dos requisitos que referi é o Nearpod.

Esta ferramenta criada por uma equipa americana, disponibiliza um conjunto muito interessante de potencialidades na sua versão gratuita. A maior parte dos aplicativos são mais funcionais para a utilização fora da sala de aula, por isso, a ideia principal da equipa foi criar um sistema que pudesse ser rentabilizado nesse espaço.

Por todo o mundo se percebe que a atenção está nos dispositivos móveis. Tentar utilizá-los para envolver os alunos é um dos maiores desafios. E o Nearpod apresenta essa possibilidade.

Potencialidades

  • Compatível com quase todos os sistemas operativos (Windows, Mac, Android, iOS, ChromeBook e Windows Mobile)
  • Criação e Integração de Conteúdos pessoais – Apresentação, Vídeo, Imagem (2D, 3D e Panorâmica), Ficheiros (pdf, powerpoint) e áudio.
  • Integração de Conteúdos web externos – Vídeo, Imagem (2D, 3D e Panorâmica), Ficheiros (pdf, powerpoint) e áudio.
  • Criação de atividades: Sondagem, Quiz, Jogos de pares, Desenho, Resposta de desenvolvimento, Colaboração (virtual post-its), preenchimento de espaços, testes de memória;
  • Interação com os alunos em tempo real;
  • Relatórios de avaliação das atividades realizadas pelos alunos;
  • Acesso à contente Store, uma loja com conteúdos prontos grátis e pagos (em inglês);
  • Possibilidade de criação colaborativa de apresentações;
  • Apenas o professor tem de estar registado, os alunos acedem por código de apresentação (ao género do Kahoot);
  • App gratuita para os dispositivos;
  • Até 40 alunos em simultâneo;
  • Partilha da apresentação pode ser assíncrona ou síncrona.
  • Na apresentação síncrona é o professor que comanda as transições.

Sem ir a todos os pormenores, é visível que as potencialidades são bastantes. Agora é analisar e planificar com estratégia. Como em qualquer outra ferramenta, sugere-se que se façam pequenas experiências, que podem ser antecipadamente testadas num pequeno grupo de trabalho de professores.

Um exemplo retirado dos recursos gratuitos disponibilizados:

De realçar que as versões Premium permitem, para além de todas estas, o acesso a outras ferramentas, das quais destaco as atividades com recurso a VR (Virtual Reality).

Algumas limitações:

  • Total de espaço gratuito para armazenamento interno de ficheiros reduzido 50 Mb;
  • Máximo de cada apresentação 20 MB;
  • Versão Gold – 8,85€ (10$) por mês – 3Gb de espaço, máx. 40 Mb por apresentação e até 50 alunos, com mais funções disponibilizadas.
  • A versão para Escolas não tem preço disponível, apenas por contacto direto.


Ainda assim, considero que é uma ferramenta que vale a pena testar!

Aqui neste blogue, fica a promessa de voltar ao assunto, de uma forma bem mais prática.

Deixo-vos um vídeo com mais algumas indicações.

New lessons with Nearpod from Nearpod on Vimeo.

Algumas das Imagens do artigo (originais e adaptadas) foram retiradas do site Nearpod e de Pexels, com utilização de acordo com as licenças disponibilizadas.

Tags : EscolaferramentasLiteracia DigitalnearpodSmartphoneTelemóvel

Leave a Response