close
AvaliarCriar

Educaplay – Criar jogos Educativos de uma forma fácil

Sei que alguns colegas já utilizam alguns jogos com fins pedagógicos, que já existem muitos exemplos online e que as editoras ajudam bastante com algumas atividades digitais.

No entanto, ficamos muitas vezes com aquela sensação de que para os nossos alunos deveria haver algo mais específico, mais adaptado. Algo que permitisse trabalhar de forma diferenciada, de acordo com as dificuldades de um aluno ou de um grupo de alunos.

Pois bem, o exemplo que vos trago hoje pode ajudar a resolver algumas destas preocupações.

Educaplay é uma plataforma para criação de atividades educativas criada pela AD Formación em 2010, uma empresa de formação online de La Rioja, em Espanha.

Contando com quase com 10 anos de produção de conteúdos, na plataforma Educaplay podemos encontrar milhares de exemplos de jogos educativos criados pelos utilizadores registados, utilizá-los e partilhá-los com os nossos alunos.

Mas, o mais interessante será a possibilidade de podermos ser nós os criadores destas atividades, e isso está apenas à distância de um clique.

Inicio hoje uma pequena aventura de criação de vídeos sobre esta plataforma e faço-o por 2 motivos:

  • Apresentar e partilhar esta ferramenta de criação de jogos, com exemplos práticos para utilização na escola;
  • Para dar vida ao canal Educatech.pt no Youtube, treinando a criação e partilha de vídeos.

Neste primeiro vídeo apresento a plataforma Educaplay, mostro os vários tipos de atividades que podemos utilizar ou criar e algumas das possibilidades da sua utilização no dia-a-dia do professor. Depois, irei iniciar uma série de vídeos com instruções passo-a-passo para criar cada uma das atividades no Educaplay.

O que é a Educaplay?

Já premiada por diversas vezes, a Educaplay possibilita, de uma forma muito simples, a criação de conteúdos com grande qualidade visual de uma forma muito simples. Para além disso:

  • É uma plataforma gratuita que permite a criação de uma variedade de recursos educativos multimédia e interativos.
  • Não é necessário ter conhecimentos de programação, apenas entender a lógica de funcionamento e configuração de cada atividade.
  • Como em muitas outras plataformas online, permite a partilha nas redes sociais, o envio por email e a incorporação em espaços externos, por exemplo nas plataformas de apoio à aprendizagem como o Moodle ou o Google Classroom.
  • A versão Premium permite configurações avançadas na apresentação das atividades, algumas ferramentas extra e a remoção da publicidade nas atividades educativas.

Para utilizar o Educaplay, basta ter acesso à Internet num browser (computador, telemóvel ou tablet). Para criar atividades é necessário um registo simples, que poderá também ser feito diretamente através da associação à conta Google, Facebook ou Microsoft.

Que vantagens para o Professor?

Para evitar análises simplistas à incorporação de jogos nas práticas de ensino, é importante referir que este tipo de atividades deve servir como complemento ao trabalho de cada professor e poderá ser um estímulo importante para os alunos com dificuldades.

As potencialidades são imensas, portanto, cada um poderá encontrar a forma mais criativa e útil para rentabilizar esta ferramenta.

De entre as muitas valências do Educaplay, seleccionei algumas que podem ser interessantes no nosso trabalho:

  • Através da criação de grupos, é possível incentivar a participação individual ou de equipas.
  • Associando a uma plataforma de apoio à aprendizagem, podem criar-se atividades com prazos de conclusão.
  • O professor tem acesso às estatísticas que podem servir como elementos de avaliação (acesso ao resultado, tempos e tentativas).
  • Criar ou aceder a Atividades multilíngues (espanhol, inglês, francês, português, italiano etc.).
  • Permite a interação e o feedback automático e imediato dos professores para os alunos.
  • Algumas atividades como ditado e diálogos permitem a gravação de voz.
  • Podem ser lançados desafios que estimulem a participação dos alunos.
  • Podem ser os alunos a criar os jogos desenvolvendo diversas competências digitais.

Que tipo de atividades?

O Educaplay tem vindo a evoluir no tipo de atividades que disponibiliza e, neste momento, conta com 16 tipos de atividades.

Com um pouco de engenho poderás criar palavras cruzadas, adivinhas, sopas de letras, jogos de memória, entre outros… sobre um determinado tema, proporcionando aos teus alunos um contacto diferenciado com os conteúdos da disciplina.


Espero que tenham gostado das possibilidades. No próximo artigo e vídeo irei começar por fazer uma apresentação mais detalhada e a configuração passo-a-passo de um ABC Game, uma roleta de palavras.

Se gostaste do conteúdo deste vídeo, se conheces alguém a quem possa interessar este tema, então peço que o partilhes. Subscreve também o meu canal no Youtube!

Agradeço a tua colaboração.

Bom trabalho!

Créditos da Imagem de Destaque

Photo by Skitterphoto from Pexels

Tags : avaliarJogosjogos pedagógicosSala de aula

1 comentário

  1. esta ferramenta é muito boa. Porém não sei como criar jogos em todas suas ferramentas. Tenho buscado no Google dicas de como criar jogos, porém são poucos videos em Português Brasil.
    Adorei sua explicação. Mesmo em outra linguá, consegui acompanhar.
    Gratidão.

Leave a Response