close
Avaliar

Está na hora de digitalizar as avaliações!

“Ano novo”, mas dilemas muito semelhantes. Diariamente, nas escolas, conseguimos perceber que a sobrecarga de funções, tarefas e burocracias é crescente, o que, associado ao cansado, à idade média cada vez mais avançada e à diminuição progressiva do número de professores, é algo que se nota cada vez mais alarmante.

Por esse motivo, é urgente conseguir rentabilizar o tempo e utilizar as tecnologias em nosso benefício, tentando poupar o máximo possível com as tarefas que podem ser automatizadas.

Neste primeiro artigo de 2019/20, trago um conjunto de ferramentas bastante úteis para a implementação, recolha e análise de resultados de questionários, votações e/ou testes.

Praticamente todas as opções que apresento têm versões grátis e/ou premium, que nos simplificam a vida na hora de recolher dados.

Com um código e um telemóvel, os alunos passam a ter acesso às questões que lhes colocamos, respondem de forma simples e podemos obter os dados estatísticos com poucas preocupações.

As ferramentas existentes podem ser agrupadas em 2 categorias: Ferramentas para Educação e Ferramentas para utilização geral (mas também em educação).

A seleção que faço é extensa, o não significa que tenhas de conhecer e utilizar todas. Basta que consigas utilizar uma destas ferramentas de forma efetiva para comprovares as potencialidades e a utilidade que elas nos oferecem. Depois, com o tempo e com as necessidades que possam surgir, terás oportunidade de explorar outras ferramentas.

As diferenças principais entre elas estão na diversidade do tipo de questões, nas potencialidades de incorporar elementos, no formato dos resultados, nas plataformas onde podem ser utilizadas, entre outros aspetos.

Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Cabe a cada um de nós investigar, analisar, experimentar e escolher. Dizer que a ferramenta A é a melhor, ou que é melhor que a ferramenta B, é muito relativo. Dependerá bastante da aplicabilidade que lhe queremos dar.

Partilho convoco algumas opções para que, tranquilamente, possas escolher a(s) ferramenta(s) de eleição.

Educação

1 – Formulários Google

2 –Plickers

3 – Kahoot

4 – Socrative

5 – GoSoapBox

6 – Quizalize

7 – Formative

Utilização Geral

1 – Polls Everywhere

2 – Zoho Survey

3 – Survey Monkey

4 – TypeForm

5 – SurveyNuts

6 – SurveyPlanet

7 – FreeSurveyonline

O funcionamento e configuração é muito semelhante em todas as aplicações, permitindo atribuir classificações às perguntas, especialmente nas que estão mais vocacionadas para a educação. No final, podemos trabalhar as classificações na aplicação ou utilizá-las numa folha de cálculo.

A avaliação formativa e sumativa pode ser, em muitos casos, simplificada desta forma.

Pode também ser um bom complemento avaliativo após uma visita de estudo, atividade, projeto ou mesmo como suporte para um pequeno trabalho de casa.

Vale a pena experimentar.

Créditos da Imagem de Destaque

Gerd Altmann por Pixabay

Tags : AvaliaçãoSala de aulaTelemóvel

Leave a Response