close
Literacia DigitalPartilhar

Safe Internet Day: 15 anos de Sensibilização para a Segurança na Internet

Navegar em Segurança

Numa semana em que, um pouco por toda a Europa, se celebra o Dia da Internet +Segura, decidi escrever este artigo para exprimir a minha opinião sobre um tema que (ainda) gera opiniões e sensações distintas. Esta iniciativa europeia, que ser realiza sempre no 2º dia da 2ª semana do 2º mês de cada ano, comemora hoje 15 anos, durante os quais se realizaram inúmeras atividades de sensibilização e educação para a utilização mais segura da rede mundial.

Quando em 1969 o professor Leonard Kleinrock conseguiu enviar a primeira mensagem de email conseguiu percorrer mais de 500 km em rede entre a Universidade da Califórnia, em Los Angeles e o Stanford Research Institute, longe estaria de imaginar que essa mesma rede iria atingir as proporções a que assistimos atualmente.

Atrevo-me a dizer que, paralelamente com outras, a Internet é uma das maiores invenções ou inovações. Nunca, em tempo algum, se teve acesso a tanta informação, ao contacto com especialistas e com as suas opiniões, e de forma tão rápida. A comunicação evoluiu de forma impensável e o trabalho tirou partido de todas essas potencialidades.

Por muito que tentemos encontrar contras (que existem) não poderemos negar as enormes vantagens, nomeadamente na velocidade de evolução do conhecimento, que só é possível por ter equipas a trabalhar no mesmo conhecimento em qualquer parte do mundo a qualquer momento, através da Internet.

E este conhecimento tem impactos não só ao nível da Ciência, da Medicina, da Tecnologia, etc…, mas também ao nível humanitário. São imensos os exemplos de ações que se desenvolvem na Internet e que, sem a tecnologia, seriam muito mais difíceis de implementar. 

charity: water is a non-profit organization bringing clean and safe drinking water to people in developing countries.

We’re on a mission to solve the water crisis and reinvent charity for a new generation. Join the team. We’re hiring.

Apesar disso, sabemos que a utilização da Internet também envolve Riscos. Informar e preparar os alunos é, também, o papel das escolas. Durante esta semana realizam-se milhares de ações de sensibilização e de informação junto dos alunos, contribuindo para a formação em Cidadania Digital.

Banner (versão portuguesa) do Dia da Internet +Segura 2019

Juntos por uma Internet melhor” é o lema/slogan para as comemorações deste ano e direciona-nos para uma das limitações mais sentida nas escolas – a colaboração com as famílias. A presença das famílias é fundamental para que qualquer medida funcione da melhor forma.

Dois exemplos neste contexto:

  • de nada nos serve referir repetidamente que o sono é essencial para a aprendizagem e saúde das crianças e jovens, quando nos chegam diariamente alunos com poucas horas de sono, muitas delas perdidas em jogos online ou em outras ocupações. Porque é que isto acontece?
  • Para quê sensibilizar os alunos para temas da Cidadania Digital (pirataria, proteção de dados, cyberbullying, dependências digitais, netiqueta, etc…), quando na sua extensão para casa não existir uma continuidade, e por vezes, pelas ações, até existe um incentivo contrário?

Os motivos deste distanciamento são muito diversos, mas a responsabilização na educação dos filhos não deve ser negligenciada.

A informação está toda disponível, mas os pais, as mães, os educadores, os professores, sofrem da “síndrome da cabeça cheia” (conceito inventado por mim para exprimir o excesso de informação) e têm dificuldade em definir as prioridades. É urgente percebermos o que realmente é importante e sermos criteriosos nas nossas ações para que possamos ajudar os mais novos a serem utilizadores críticos e informados.

Também é fácil entender que a Dependência Digital é uma realidade, mas é difícil criar alternativas para que essa dependência diminua ou desapareça.

Essa é uma responsabilidade de todos nós. 

Utilizar a Internet não é um Perigo. Perigo é não saber utilizá-la de forma construtiva. É mais importante, e mais difícil, orientar do que proibir.

Para finalizar, deixo um conjunto de ligações com informações importantes sobre este tema e que podem, e devem, partilhar com todos os agentes educativos, especialmente com as famílias.

Seguranet

Internet Segura

Mild- Cidadania Digital

ERTE – Cidadania Digital

Novos Media – Guia para os pais