close
ApresentarCriar

Como criar Flipbooks de forma simples?

Quando se pretende apresentar algo de uma nova forma costumamos procurar na Internet ferramentas para o fazer com criatividade e com um design atrativo.

Várias são as possibilidades e, neste blogue, já apresentei os ebooks multimédia, as plataformas de apresentação, os infográficos, os vídeos, entre outros. (colocar links internos)

Muitas vezes, a maior dificuldade está na escolha, mas também pode estar no tempo que cada professor tem para aprender a trabalhar com novas aplicações.

Por esse motivo, hoje escrevo sobre uma alternativa para criar uma apresentação diferente com um nível de dificuldade baixo.

Para começar, importa saber exatamente o que é um flipbook online.

O termo deriva da técnica utilizada para combinar sequências de imagens que, no movimento rápido das páginas, simulam o efeito de movimento, são os também chamados foliscópios.

A transição do termo para o mundo virtual transporta a ideia do virar de página.

Portanto, um Flipbook não é mais do que um Ebook que pode ser folheado virtualmente num computador, smartphone, tablet, dando a sensação do movimento. Estes flipbooks podem ser simples (como no próximo exemplo) ou interativos.

A simplicidade à distância de um clique!

Para criar um flipbook de forma simples é preciso fazer apenas 3 coisas:

  1. Ter o documento da apresentação em formato PDF;
  2. Utilizar uma plataforma para fazer o Flipbook, a partir do PDF.
  3. Visualizar e/ou partilhar o documento.

Depois do ponto 2, a plataforma faz a conversão do ficheiro carregado, teremos acesso à página de visualização do documento e serão apresentadas as opções de partilha, nomeadamente a incorporação em espaços online, tal como está visível nos exemplos deste post.

School photo created by freepik – www.freepik.com

Mas como utilizar este formato na escola?

Com criatividade!

Pelas suas características e potencialidades, este tipo de apresentação ou publicação pode ser usado, por exemplo, das seguintes formas:

Divulgação

Na escola costuma ser cada vez mais habitual a publicação e divulgação de conteúdos online. Mesmo na versão grátis, estas plataformas têm algum espaço para alojamento de documentos e oferecem a possibilidade de disponibilizar conteúdos em outras plataformas, através de vários sistemas de partilha (redes sociais e blogues).

Pode ser uma opção válida para publicar documentos orientadores das escolas, cartazes, flyers, banners, revistas/newsletters, programas de eventos, divulgação de clubes, concursos, etc…

Apresentação

Professores e alunos podem usar o flipbook como uma ferramenta de apresentação. No caso do professor, se tiver uma sala de aula virtual, pode usar estes sistemas para fazer o alojamento de documentos da(s) disciplina(s) e incorporá-los desta forma, permitindo uma visualização alternativa para os alunos.

Publicação de trabalhos de alunos

Uma das grandes potencialidades poderá estar na valorização dos trabalhos dos alunos com um formato de publicação diferente, com visibilidade online e dando-lhes a possibilidade de os partilhar com família e amigos.

O trabalho, que poderá ser criado em software específico ou em plataformas online, poderá ser preparado com alguns cuidados na sua estrutura, linguagem e design, por forma a que os produtos finais tenham qualidade suficiente para que os alunos fiquem orgulhosos do seu esforço.

Pode ser usado com: Revistas, Newsletter, Cartaz, Flyer, Livro de Receitas, Álbum de Fotos, Relatórios, entre muitas outras ideias.

A maior parte do trabalho não está na criação do flipbook mas sim no documento que irá dar origem a esta forma de visualização. Para tal, é necessário um bom conteúdo, um design com qualidade (Ver as sugestões do artigo “5 Ferramentas Para Criar Apresentações Profissionais”) –

Ferramentas para criar Flipbooks

De entre várias opções válidas, selecionei as 3 ferramentas que me pareceram ter mais qualidade e que te podem ajudar neste processo de criação de materiais muito interessantes para (e com) os teus alunos.

Em qualquer um dos casos existem as versões grátis e as versões Premium, com mais potencialidades, nomeadamente a criação de interatividade nos documentos.

#1 – Flipsnack

https://www.flipsnack.com/

#2 – Yumpu

https://www.yumpu.com/

#3 – Issuu

https://www.issuu.com

Se ainda não utilizas este tipo de apresentação, agora a tua tarefa é experimentar e decidir qual a opção com que mais te identificas.

Se quiseres, nos comentários podes colocar outras opções válidas para este efeito e, ainda mais interessante, partilha as tuas publicações com os visitantes deste blogue!

Boas Apresentações!

Créditos da Imagem de Destaque

Business photo created by freepik – www.freepik.com

Tags : ApresentaçõesCriatividadeferramentas

Leave a Response