close
ApresentarPartilhar

Boclips – Milhares de vídeos educativos, sem anúncios

Este artigo destina-se, principalmente, aos professores que utilizam o vídeo como recurso habitual nas suas aulas.

Sabemos que existem inúmeras plataformas que disponibilizam vídeos com fins educativos, algumas delas com muita qualidade nos seus conteúdos, outras nem por isso.

Como no nosso trabalho o tempo é um bem precioso, todos os conteúdos, apresentados com filtragem através de uma seleção através de critérios de qualidade, resultado de curadoria de conteúdo feita por profissionais da área da educação, são sempre bem vindos.

Nesta tarefa de investigação (quase) constante, recentemente conheci uma ferramenta que me pareceu muito interessante – O Boclips.

Esta plataforma disponibiliza mais de 2 milhões de vídeos educativos selecionados e categorizados em várias áreas do conhecimento. Os vídeos caracterizam-se pela qualidade do conteúdo e da produção, vídeos criados por produtores referenciados. (por exemplo: TED-Ed e Crash Course).

Na versão para professores, testável gratuitamente com todas as suas potencialidades durante 10 dias, a pesquisa dos vídeos pode ser feita por palavra chave na base geral ou por categoria. Os vídeos favoritos podem ser adicionados à uma biblioteca criada pelo utilizador e associada à sua conta.

Por não utilizar o leitor de Youtube, o Boclips é utilizável em todas as escolas, mesmo as que bloqueiam o acesso a vídeo através desta plataforma.

Neste momento o Boclips já apresenta compatibilidade de partilha direta com a Google Classroom.

Estas bibliotecas temáticas poderão, posteriormente ser partilhadas com os alunos e acompanhadas de atividades de opinião, investigação, consolidação ou aprofundamento de conhecimentos ou de reflexão.

Vale a pena testar e, se achares interessante, podes considerar a proposta que te apresentarem para uma utilização individual ou ao nível da escola.

No portal não existem informações sobre preços para professores, estes deverão ser solicitados através de um formulário de contacto. Um espaço a ter em conta, pelo menos durante o período gratuito de utilização.

Boas experiências.

Partilha este recurso com professores que utilizam vídeos na sala de aula!

Créditos da imagem de destaque

Foto de Andrea Piacquadio no Pexels

Tags : interatividadeSala de aulaSala de aula digitalVídeo

Leave a Response