close
ApresentarAvaliarPartilhar

BlendSpace – Criar aulas interativas online

A disponibilização de recursos online é um desafio muito atual. Apesar de as plataformas de apoio à aprendizagem (LMS) existirem há muitos anos, a sua utilização ainda não tem uma utilização generalizada por professores e alunos. Os motivos são muito variados (e por vezes válidos): obstáculos, resistências, prioridades, necessidades, compreensão.

Neste momento estão na ordem do dia pelos piores motivos. E as ofertas são muito diversificadas, algumas de configuração amigável e utilização simples, outras mais complexas e com ferramentas muito poderosas, mas de utilização mais difícil para alguns professores.

Espera-se que, depois de passar este momento excecional, os professores possam refletir sobre a importância e as funcionalidades destas plataformas virtuais no apoio a todo o trabalho realizado em sala de aula.

A ferramenta que trago hoje permite a criação de um espaço onde os professores poderão criar turmas e aulas de uma forma muito simples. Por se tratar de um momento excecional, para evitar o processo de criação de turmas e convites aos alunos, é possível criar as lições e partilhá-las com os alunos por email ou incorporadas em algum espaço online.

Blendspace.com, agora conhecida como TES Teach With BlendSpace, é uma ferramenta disponibilizada online pela empresa TES.com.  Trata-se de uma ferramenta gratuita que pode ser usada para recolher e agregar um conjunto muito diverso de recursos.  Conheci esta ferramenta na semana passada e pareceu-me muito intuitiva, de configuração muito simples, acessível a professores menos experientes ao nível tecnológico, de simples visualização e utilização por parte dos alunos (nos mais diversos níveis) e adaptável às várias disciplinas.

O objetivo do Blendspace é permitir que os professores consigam disponibilizar um conjunto de recursos multimédia na sala de aula de uma forma simples, eficiente e eficaz.

Como é que funciona?

A lógica base do BlendSpace está na criação de uma apresentação que pode funcionar como orientadora para o trabalho do aluno numa aula/sessão assíncrona. Os conteúdos disponibilizados deverão orientar o aluno, apresentar recursos de apoio e poderá disponibilizar formulários de avaliação formativa.

Os recursos podem ser carregados diretamente do computador, a partir de plataformas na nuvem (Google Drive, Dropbox, Gooru, Youtube,…), a incorporação de sites, apresentações, guiões ou PDFs, e muito mais.

Dependendo da criatividade de cada professor, este espaço pode ser usado como um caderno virtual para os alunos, onde são disponibilizados os documentos de apoio, criados e incorporados através de um sistema “Drag&Drop”, com uma visualização em grelha, facilmente reordenáveis.

Foto de Burst no Pexels

Formas de usar o TES BlendSpace

Esta plataforma pode ser usada de formas distintas. Pode funcionar como um repositório de recursos organizados por tema, acessíveis a qualquer momento e em qualquer lugar, desde que se tenha acesso à Internet. E só com esta função já poderia tornar-se útil para muitos professores, um espaço onde concentramos os nossos recursos para as disciplinas.

Também se pode usar o Blendspace como forma de fornecer planos de aulas com conteúdo multimédia, disponibilizados aos alunos, com a possibilidade de aplicar ferramentas de avaliação em contexto e com feedback imediato para os alunos.

Mas há muitas outras formas de usar blendspace na sala de aula, eis algumas sugestões:

  • Sala de Aula invertida — Os professores podem criar aulas para os alunos terem acesso em casa.
  • Jukebox — Por sugestão da TES BlendSpace, os professores podem selecionar vários vídeos musicais para usar nas aulas relacionadas com música
  • Lista de Vídeos — Professores e alunos podem usar o Blendspace para recolher e organizar vídeos temáticos.  A plataforma TES Blendspace recomenda a criação de uma coleção de vídeos TED Talks para alunos!
  • Visitas de estudo virtuais — Os professores podem levar os alunos em visitas de estudo virtuais a qualquer parte do mundo! Poderá ser uma parceria, por exemplo com o Google Expeditions, centralizado numa aula/lição BlendSpace.
  • Apresentações dos alunos — As apresentações criadas pelos alunos podem ser partilhadas numa lição e partilhados com a turma. Na zona dos comentários podem sugerir-se os pontos de vista dos restantes alunos, ou criar uma sondagem para avaliação heterogénea dos trabalhos.
  • Museus Virtuais — Numa altura em que estão milhares de acessos disponíveis, mas muitos também o estão habitualmente, o acesso aos museus virtuais pode ser centralizado numa apresentação. Poderá também ser associado um guião de exploração, um percurso, uma descoberta e um quizz.
  • WebQuests — Os professores podem estruturar uma webquest neste formato e enviar aos alunos para iniciar uma descoberta sobre temas da disciplina.
  • Apresentações multimédia — Os alunos podem utilizar o TES Blendspace para criar apresentações multimédia, como alternativa ao PowerPoint, Google Slides, Prezi, etc…

E mais 15 ideias para envolver os alunos através do BlendSpace

Outras vantagens de usar o TES Blendspace incluem:

  • A possibilidade de criar questionários de escolha múltipla ao longo da apresentação/aula como forma de aferir a compreensão e recolher os resultados. Também se podem incorporar formulários externos com recolha de dados no serviço de origem (Google Forms, Microsoft Forms, etc…).
  • Apesar de não ser obrigatório o registo dos alunos, esse procedimento trás vantagens para o professor, que passará a conseguir monitorizar a evolução de cada aluno nas Lições criadas. Tendo essa informação será possível dar apoio e feedback para resolver os obstáculos que vão surgindo individualmente.
  • O portal TES BlendSpace permite o acesso dos professores e alunos a outras aulas/lições criados por outros professores e alunos. É possível utilizar e reutilizar esses documentos. Partilhar é a palavra de ordem.

Razões de sobra para testar e verificar a sua utilidade, agora ou num futuro próximo.

Ter acesso a várias opções e possibilidades pode ajudar-nos a fazer as melhores escolhas.

Bom trabalho!

Créditos da imagem de destaque

Autora: Julia M Cameron – Pexels

Tags : ApresentaçõesMultimédiapartilharSala de aula digital

Leave a Response