Apresentações numa Linha do Tempo
A linha do tempo (timeline) é, basicamente, uma barra que apresenta uma cronologia temporal associada a determinado(s) evento(s). Os eventos são identificados através de legenda e situados num determinado ponto no tempo.
Certamente já vimos, utilizámos ou analisámos uma linha do tempo, no entanto, é provável que muitos de nós ainda não tenhamos parado para pensar na forma de a aplicar na nossa área disciplinar.
As linhas do tempo são muito usadas no estudo da História, uma vez que a associação temporal está normalmente presente. Neste ponto de vista, conseguimos perceber que a timeline pode ser uma ferramenta preciosa sempre que queremos analisar uma evolução histórica, independentemente da área disciplinar que leccionamos.
Por exemplo, no caso da Informática, é fácil rentabilizar uma timeline quando queremos abordar a história/evolução do computador ou da Internet.
A perspetiva visual que nos é dada pela linha do tempo ajuda na compreensão dos eventos, a situá-los no tempo relativo e a estabelecer algumas relações entre os eventos ou na sua ligação com a época a que corresponde. Eis alguns exemplos:

As linhas do tempo podem ser criadas de forma tradicional/analógica ou em formato digital. Tal como em outras circunstâncias, no meu ponto de vista e neste exemplo, as potencialidades do formato digital podem ser muito superiores ao analógico pelo facto de se poderem associar à apresentação vários formatos de informação para melhor ilustrar o conceito, de uma forma muito simples.
De qualquer forma a essência da Timeline pode ser conseguida em ambos os formatos.
Aqui, trataremos mais da versão digital das Linhas do tempo.
Apesar de existir uma ligação muito direta com a história e a necessidade de associar a uma evolução temporal na apresentação, o conteúdo e o objetivo da uma timeline podem ser muito diversos:
- Contar uma História (StoryTelling)
- Apresentar o Regulamento de um Concurso
- Contar a História Pessoal
- Estruturar um vídeo/filme
- Apresentar a evolução história de um objeto
- Apresentar a Biografia de um escritor
- Realizar a apresentação de um tema
- Apresentar o Cronograma de um trabalho/projeto
- …
Com criatividade, poderemos sempre encontrar muitos outros temas/formatos que podem ser adaptados a quaisquer áreas disciplinares.
Como criar Criar uma Timeline?
Para criar as Timelines existem online diversas ferramentas. Trago uma lista com 4 dessas ferramentas que, sendo gratuitas, permitem criar produtos com grande qualidade de forma relativamente simples:




Um Exemplo Prático
Para ilustrar um pouco melhor uma das ferramentas escolhidas, a Timeline JS, da Knight Lab, criei um pequeno tutorial em vídeo que mostra a forma como é possível criar uma timeline a partir de uma folha de cálculo da Google.
Partindo do Tema dos Descobrimentos Portugueses, o exemplo que vos trago incorpora apenas 3 eventos, nos quais mostro como podem integrar Textos, Imagens, Vídeos, Background, Mapas e Links.
O Vídeo mostra a criação da seguinte timeline:
Espero que os exemplos apresentados sejam suficientes para que tentes realizar uma atividade com recurso a estas ferramentas.
Se achaste interessante, partilha este artigo com algum colega que possa rentabilizar este exemplo.
Bom trabalho!
Créditos da Imagem de Destaque