close
ApresentarCriarGoogle Tools

Apresentações numa Linha do Tempo

A linha do tempo (timeline) é, basicamente, uma barra que apresenta uma cronologia temporal associada a determinado(s) evento(s). Os eventos são identificados através de legenda e situados num determinado ponto no tempo.

Certamente já vimos, utilizámos ou analisámos uma linha do tempo, no entanto, é provável que muitos de nós ainda não tenhamos parado para pensar na forma de a aplicar na nossa área disciplinar.

As linhas do tempo são muito usadas no estudo da História, uma vez que a associação temporal está normalmente presente. Neste ponto de vista, conseguimos perceber que a timeline pode ser uma ferramenta preciosa sempre que queremos analisar uma evolução histórica, independentemente da área disciplinar que leccionamos.

Por exemplo, no caso da Informática, é fácil rentabilizar uma timeline quando queremos abordar a história/evolução do computador ou da Internet.

A perspetiva visual que nos é dada pela linha do tempo ajuda na compreensão dos eventos, a situá-los no tempo relativo e a estabelecer algumas relações entre os eventos ou na sua ligação com a época a que corresponde. Eis alguns exemplos:

História do Mundo

História dos Filmes de Terror

Evolução do telefone

Descobrimentos Portugueses

As linhas do tempo podem ser criadas de forma tradicional/analógica ou em formato digital. Tal como em outras circunstâncias, no meu ponto de vista e neste exemplo, as potencialidades do formato digital podem ser muito superiores ao analógico pelo facto de se poderem associar à apresentação vários formatos de informação para melhor ilustrar o conceito, de uma forma muito simples.

De qualquer forma a essência da Timeline pode ser conseguida em ambos os formatos.

Aqui, trataremos mais da versão digital das Linhas do tempo.

Apesar de existir uma ligação muito direta com a história e a necessidade de associar a uma evolução temporal na apresentação, o conteúdo e o objetivo da uma timeline podem ser muito diversos:

  • Contar uma História (StoryTelling)
  • Apresentar o Regulamento de um Concurso
  • Contar a História Pessoal
  • Estruturar um vídeo/filme
  • Apresentar a evolução história de um objeto
  • Apresentar a Biografia de um escritor
  • Realizar a apresentação de um tema
  • Apresentar o Cronograma de um trabalho/projeto

Com criatividade, poderemos sempre encontrar muitos outros temas/formatos que podem ser adaptados a quaisquer áreas disciplinares.

Para criar as Timelines existem online diversas ferramentas. Trago uma lista com 4 dessas ferramentas que, sendo gratuitas, permitem criar produtos com grande qualidade de forma relativamente simples:

TimeToast – Grátis
Timeline JS – Grátis
Rememble – Grátis
Tiki-Toki – Permite 1 Timeline Grátis

Um Exemplo Prático

Para ilustrar um pouco melhor uma das ferramentas escolhidas, a Timeline JS, da Knight Lab, criei um pequeno tutorial em vídeo que mostra a forma como é possível criar uma timeline a partir de uma folha de cálculo da Google.

Partindo do Tema dos Descobrimentos Portugueses, o exemplo que vos trago incorpora apenas 3 eventos, nos quais mostro como podem integrar Textos, Imagens, Vídeos, Background, Mapas e Links.

O Vídeo mostra a criação da seguinte timeline:

Espero que os exemplos apresentados sejam suficientes para que tentes realizar uma atividade com recurso a estas ferramentas.

Se achaste interessante, partilha este artigo com algum colega que possa rentabilizar este exemplo.

Bom trabalho!

Créditos da Imagem de Destaque

Gerd Altmann por Pixabay

Tags : ApresentaçãoSala de aulaTimeline

Leave a Response