close
ColaborarComunicarPartilhar

5 Ferramentas para comunicar com as famílias

O trabalho de comunicação com as famílias é uma das tarefas mais complexas, demoradas, difíceis, mas, no meu ponto de vista, mais importantes nas escolas. Também é fácil perceber que os meios tradicionais de comunicação tornam esse contacto cada vez mais difícil.

Nesta, como em muitas outras áreas, é importante aproveitar as novas tecnologias para tornar a comunicação mais rápida e eficiente. Se associarmos a esta comunicação a possibilidade de automatizar alguns procedimentos, deixando mais tempo livre, a decisão pode tornar-se mais simples.

Apesar de existirem algumas opiniões contrárias sobre esta necessidade, e de nem sempre esta relação ser a mais saudável, como educadores sabemos que é fundamental que exista comunicação com as famílias ao longo do ano letivo.

Criar e manter canais de comunicação abertos e informar as famílias do processo de aprendizagem do seu educando é um grande desafio para a escola e, especialmente, para os professores.

Sinceramente, enquanto professor, continuo a achar que o email é uma excelente ferramenta de comunicação, que permite incluir todo o tipo de documentos e é utilizado por uma grande percentagem dos Pais e Encarregados de Educação. De qualquer forma, sei que atualmente, existem aplicações mais completas e acessíveis.

Todos sabemos que, de um modo geral, neste momento os smartphones/iphones são os equipamentos onde está concentrada a atenção. Na maioria dos países desenvolvidos, e em desenvolvimento, poucas serão as famílias que não têm pelo menos um. Portanto, creio que é importante aproveitar esta realidade para conseguir uma maior aproximação.

Sem abordar as questões da forma, nem dos conteúdos dessa comunicação, saliento apenas que, enquanto Professores/Educadores, e também como Pais e Encarregados de Educação, devemos analisar de forma criativa as possibilidades e vantagens de existir uma comunicação consistente com as famílias.

5 Ferramentas para comunicar com as famílias

Remind

Esta ferramenta de produtividade para professores permite o envio de mensagens e facilita a gestão dos contactos com os alunos e com as famílias. Através das diversas potencialidades é possível criar modelos de mensagens que serão enviadas em tempo real ou com agendamento e que podem ser lidas como SMS num telemóvel ou no aplicativo Remind num Smartphone/Iphone. As mensagens poderão incluir ficheiros e/ou links de interesse.

SeeSaw


Esta é um aplicativo de gestão de sala de aula virtual e também funciona como portefólio digital do aluno. As famílias podem acompanhar o trabalho e o progresso dos alunos ao longo do ano. Na versão grátis desta plataforma é possível rentabilizar várias aplicações, nomeadamente a comunicação bidirecional com os Pais e Encarregados de Educação.

Kinvolved

Este aplicativo web e móvel de atendimento que ajuda Pais e Encarregados de Educação a manter contacto com os professores e com a escola, no sentido de garantir que os seus filhos são assíduos e pontuais. Na versão gratuita é fácil criar um mecanismo de centralização de comunicação entre a escola e a família. Ferramenta interessante para auxiliar a troca de informações numa altura em que o tempo é escasso para as Famílias e para os professores.

ClassTag

Plataforma que promete transformar a forma de comunicação com as famílias, poupar tempo e ainda oferece um conjunto de suplementos para o trabalho com a turma. Permite o envio e agendamento de mensagens, anexo de ficheiros, conversões de formatos e a possibilidade de tradução para mais de 50 idiomas. Funciona em múltiplas plataformas e equipamentos. Uma excelente opção!

ClassDojo

Esta é uma ferramenta conhecida por alguns professores pelas suas potencialidades de gestão de uma sala de aula virtual. Para além dessas vantagens, possui ótimas opções para manter os pais informados de forma assídua. Juntar o útil ao agradável não está ao alcance de todas as aplicações.

Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Se consideras que esta tarefa pode melhorar o relacionamento com a família e contribuir para melhorar o progresso dos alunos, a escolha do aplicativo terá de ser feita por ti. Depois de testar cada ferramenta, com base nas funcionalidades, simplicidade de gestão e configuração e também de utilização, deves tentar criar uma turma de teste para começar a criar rotinas na comunicação.

Conheces outras aplicações? Conta-nos a tua experiência!

Boas comunicações!

Créditos da imagem em destaque

Imagem de Muhammad Ribkhan por Pixabay

Tags : ComunicaçãoFamíliaSala de aula digitalTelemóvel

Leave a Response